Em fase de implantação, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) de Nova Andradina encerra hoje (22.01.09) a inscrição para seleção para as turmas de Técnico em Informática e Técnico em Agropecuária. Para o deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT-MS), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, e responsável pela a vinda de sete unidades do instituto federal de ensino para o Estado, as matrículas significam o coroamento de um trabalho visando garantir a revogação do decreto presidencial que impedia a expansão do sistema, a criação da autarquia, a alocação de recursos na ordem de R$ 1,5 milhão para a reforma do prédio e a abertura de concursos de concurso público para professores e técnico-administrativos.
O IFMS está em fase de implantação em sete municípios. O primeiro a entrar em funcionamento é o campus Nova Andradina, que já realizou concurso público. As vagas recém autorizadas serão para as unidades em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas.
Para o preenchimento do quadro de professores, serão destinadas 20 vagas para cada campus do interior e 30 para Campo Grande. Já para as vagas de técnico-administrativo em educação, serão 54 para cargos de nível superior, e 74 para nível intermediário, que exigem no mínimo a conclusão do ensino médio. Inicialmente, estão previstos 15 técnico-administrativos em cada campus do interior, 23 para o campus Campo Grande e 30 para a reitoria, com sede na capital.
No total, o Ministério da Educação destinou 258 vagas ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) para a realização de concursos públicos em 2010. Serão 130 vagas para docentes e 128 para técnico-administrativos, distribuídos em seis campi. Em todo o país, os 38 institutos federais terão 8.124 novas vagas. A portaria n° 11, de 8 de janeiro de 2010, já´foi publicada no Diário Oficial da União.
De acordo com a portaria, os institutos federais devem aguardar a publicação de ato normativo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que autoriza a contratação de novos servidores. Posteriormente, caberá às instituições de ensino a publicação dos editais dos concursos públicos.
IFMS – Para o campus Nova Andradina, foram convocados 25 docentes e 21 técnico-administrativos, que realizam entrevista e avaliação médica nos dias 12 e 13 de janeiro, e tomam posse em fevereiro.
Nesta unidade, o IFMS irá oferecer ainda o curso técnico de nível médio em Informática, na modalidade Educação de Jovens e Adultos. O edital foi publicado dia 12 dedezembro, e as inscrições começam no próximo dia 25. O ano letivo em Nova Andradina inicia em março.
Na capital, a primeira etapa do campus Campo Grande está em andamento, em terreno doado pela prefeitura municipal próximo à Base Aérea. Ainda este mês, o IFMS inicia a construção das outras cinco unidades em Aquidauana, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas. As empreiteiras licitadas têm o prazo médio de 12 meses para entrega das obra