A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) convoca os interessados a apresentarem propostas para obtenção de bolsa de doutorado em programas de pós-graduação stricto sensu localizados em Instituições de Ensino Superior localizadas em todo o território brasileiro, exceto Mato Grosso do Sul. O edital sobre o assunto foi publicado no Diário Oficial do Estado no início de dezembro de 2009. As inscrições estão abertas desde o dia 30 de novembro e vão até 25 de fevereiro de 2010, na Fundect.
O edital tem por objeto a concessão de bolsas de doutorado a alunos matriculados em curso de doutorado de programa de pós-graduação stricto sensu localizado em instituições externas ao Estado de Mato Grosso do Sul, em áreas relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural do Estado de Mato Grosso do Sul.
Valor e duração das bolsas
A Fundect informa que serão concedidas 20 bolsas de doutorado com duração de até 36 meses e no valor de R$ 1.800,00 (mil e oitocentos reais), podendo, eventualmente, sofrer correções por deliberação do Conselho Superior da Fundação. "Geralmente recebemos o pedido de aproximadamente 400 bolsas, para àreas de doutorado, mestrado e bolsas para instituições localizadas no Estado", informou o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Fábio Edir dos Santos Costa. Segundo ele, atualmente, a Fundect financia integralmente, com recursos do governo estadual, 100 bolsas, entre mestrados e doutorados.
Apresentação e envio da proposta
Segundo a Fundação, cada candidato deverá enviar, exclusivamente, via Internet pelo SIFGUNDECT, apenas uma proposta na forma de projeto. As propostas devem ser transmitidas à FUNDECT até às 23horas e 59 minutos, horário de Mato Grosso do Sul, da data limite de submissão das propostas. O candidato receberá, imediatamente após o envio, um recibo eletrônico de protocolo do projeto de pesquisa enviado.
Ainda, de acordo com a Fundação, não serão aceitos projetos enviados por qualquer outro meio, tampouco após o prazo final definido em edital. A Fundect também não se responsabilizará por projetos não recebidos em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos das linhas de comunicação.
A avaliação será composta de duas fases: (I) Análise de Enquadramento, (II) Análise de Mérito e Relevância. O candidato tomará conhecimento do resultado por intermédio de correspondência eletrônica na ferramenta de Correio do SIGFUNDECT.
O texto completo do Edital está disponível na página da Fundect
(www.fundect.ms.gov.br - editais) ou em sua sede à Rua Tapajós 83, Vila Taquari, Campo Grande (MS).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3351-2550 ou por e-mail secretaria@fundect.ms.gov.br Ou ainda, no Diário Oficial do Estado, número 7594, de 1º de dezembro de 2009 (página 12) – site www.imprensaoficial.ms.gov.br