Menu
Busca domingo, 31 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Inscrição no sistema de seleção do Enem termina nesta quarta

03 fevereiro 2010 - 07h52

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) encerra as inscrições às 23h59 desta quarta-feira. Até as 19h30 de ontem, 632 mil candidatos estavam inscritos para disputar vagas nos 974 cursos de graduação. Os candidatos podem consultar notas de corte, relação de candidatos por vaga e número de inscritos antes de fazer a inscrição no sistema; o serviço já está disponível no site do Sisu.

As notas serão atualizadas ao final de cada dia de inscrição, ou seja, representarão um balanço do dia anterior. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a nova modalidade de consulta foi implantada com o objetivo de auxiliar os candidatos no momento da escolha do curso nos últimos dias de inscrição da primeira etapa do Sisu.

Em nota divulgada pela Agência Brasil nesta segunda, o ministro da Educação Fernando Haddad havia descartado a possibilidade de ampliação do prazo de inscrições por meio do Sisu. "Os problemas não comprometeram as inscrições", afirmou, ao se referir à pane sofrida pelo sistema, que chegou a sair do ar.

Critério de desempate mudou
Nesta segunda, o MEC também declarou que não irá mais utilizar o critério de antecedência de inscrição como fator de desempate do Sisu. Ou seja, para conseguir uma das vagas em disputa no ensino superior federal, não importa quem se inscreveu antes, mas sim a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009.

De acordo com nota do ministério, a alteração nos critérios ocorreu por conta de problemas no acesso à banda larga, ocorridos na região Sudeste neste domingo (31). Os critérios de desempate serão:


•Redação.
•Linguagens.
•Matemática
•Ciências da Natureza.
•Ciências humanas.

Se mesmo com as notas houver empate, os candidatos empatados receberão a vaga.

O sistema estreou com falhas e instabilidade. No primeiro dia apenas 45 mil conseguiram se inscrever no período das 6h às 23h59. Muitos internautas reclamaram do funcionamento do sistema ao UOL por meio de um grupo de discussão e do sistema de comunicação de erros. O sistema também teve funcionamento lento entre 6h e 9h30 da manhã do sábado. Segundo o MEC, no período da tarde de sábado, a taxa de inscrição se estabilizou e chegou a 18 mil por hora.

Entenda o funcionamento do sistema:

A inscrição deve ser feita pelo site sisu.mec.gov.br e vai até 3 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília, DF). O resultado da primeira etapa será divulgado em 5 de fevereiro. Haverá mais duas oportunidades para inscrição: nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Guedes e sua equipe avaliam programa de renda mínima
CAPITAL
Homem é morto após sair para urinar quando bebia com os amigos
TRÁFICO
PRF apreende mais de 500 kg de maconha em droga
SAÚDE
Dia Mundial sem Tabaco analisa relação do tabagismo com a covid-19
MÚSICA
Rita Lee cogita gravar o primeiro álbum de músicas inéditas em oito anos
DADOS
MS tem redução de 1.871 crimes no 1º quadrimestre de 2020
TRÁFICO
Polícia apreende carreta com mais de 3 toneladas de droga em galpão
PANDEMIA
Pan-Pacífico de natação é adiado de 2022 para 2026
TRÁFICO
Jovem contrata motorista de aplicativo para transportar droga e é flagrada pela polícia
NAVIRAÍ
Polícia prende agricultor com espingarda de caça

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos