domingo, 26 de maio de 2024
Dourados
12ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Iniciado processo de implantação do Campus Paranaíba do IFMS

24 abril 2024 - 19h05Por Redação

 Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) protocolou nessa terça-feira, 23, junto ao Ministério da Educação (MEC), toda a documentação necessária para o início do processo de implantação do Campus Paranaíba, um dos novos campi previstos no plano de expansão do Governo Federal. 

Nos documentos, a Prefeitura Municipal de Paranaíba demonstra a intenção de doar ao IFMS uma área de 50 mil m² para a construção da sede definitiva da instituição. Localizado na Vila Santo Antônio, às margens da BR-158, o terreno possui acesso às redes de água, energia, internet e telefonia, além de uma quadra poliesportiva coberta de 600 m², estrutura que o município também sinaliza o interesse de doar.

“A implantação do Campus Paranaíba representa um avanço para o IFMS, consolidando nossa presença em Mato Grosso do Sul. Com este novo campus, o Instituto amplia sua capacidade de atendimento e reafirma seu papel na promoção da educação profissional e tecnológica no Estado”, celebra a reitora Elaine Cassiano.

Para a instalação da sede provisória da instituição, o IFMS está em vias de formalizar um acordo com a Secretaria de  Estado de Educação (SED/MS) para o uso compartilhado da Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa, situada no centro da cidade. 

"O novo campus permitirá a oferta de cursos alinhados às demandas locais. Com a colaboração da Prefeitura de Paranaíba e o apoio do Governo Federal, poderemos iniciar as operações já no segundo semestre deste ano”, prevê Fernando Silveira, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.

De acordo com o Plano de Implantação do Campus Paranaíba, que foi protocolado junto ao MEC, inicialmente serão ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), voltados à qualificação profissional.

A partir de 2025, está previsto o início da oferta de cursos técnicos dos Eixos Informação e Comunicação, Gestão e Negócios, e Recursos Naturais, todos voltados ao atendimento das necessidades locais e ao impulsionamento do desenvolvimento regional.

O Plano destaca que o novo campus atuará com foco em quatro principais áreas: Tecnologia da Informação, Agropecuária, Gestão de Negócios, e Educação. A definição dessas áreas é baseada no perfil socioeconômico regional.

A projeção da capacidade de atendimento do campus é de 1.400 estudantes, sendo que 80% das vagas serão destinadas para cursos técnicos, respondendo à demanda identificada por formação técnica na região. 

Na composição do quadro de servidores da nova unidade do IFMS, estão previstos 70 docentes e 60 técnicos-administrativos em educação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUL DO PAÍS

Vale do Taquari: Exército vai refazer travessias levadas pelas cheias

BRASIL

Novos títulos verdes financiarão economia circular e saneamento

MATO GROSSO DO SUL

Chefes de unidades de investigação de homicídios debatem índice nacional em reunião

RIO GRANDE DO SUL

Prefeitura usa sacos para fechar comportas danificadas em Porto Alegre

SAÚDE

UTIs vão reforçar hospitais de campanha no Rio Grande do Sul

MATO GROSSO DO SUL

Mulher que usou espingarda de pressão para machucar cachorro é presa

BRASIL

Saúde lança nova campanha de vacinação contra covid-19

ARTIGO

A exploração política de uma tragédia...

POLÍCIA

Animais em situação de maus tratos são resgatados em Corumbá

ESPORTE

Brasil encerra Mundial de Atletismo com mais seis medalhas

Mais Lidas

'SEGURANÇA LEGAL'

Empresas clandestinas de segurança são alvos de Operação da Polícia Federal em MS

DOURADOS 

Alerta de Frio: Temperaturas em Dourados devem cair no final de semana

NOVIDADE

Dourados poderá ter corredor gastronômico na avenida Weimar Torres

TEMPO

Inmet divulga alerta de tempestade para Dourados e região