Menu
Busca quinta, 13 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Indústria estadual prevê expansão

01 março 2011 - 08h58

A expectativa da indústria de Mato Grosso do Sul para os próximos seis meses de 2011 é a melhor possível com os empresários do setor demonstrando otimismo com relação às vendas dos seus produtos, às aquisições de matérias-primas, às exportações e às contratações de funcionários. Os dados são da Sondagem Industrial realizada mensalmente pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas do Estado para mostrar a evolução da produção, utilização da capacidade instalada, estoque de produtos finais, compras de matérias primas e as expectativas dos empresários.

Segundo o levantamento do Radar da Fiems, quanto às expectativas para a demanda por seus produtos nos próximos seis meses, os industriais sul-mato-grossenses mostraram-se otimistas, com o indicador alcançando a marca de 60,4 pontos. Comportamentos similares foram verificados quanto ao número de empregados, com 53,3 pontos, compras de matérias-primas, com 58,1 pontos, e quantidade exportada, com 64,4 pontos. “Nos quatro casos, indicadores acima dos 50 pontos significam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses”, traz a Sondagem Industrial.

Além disso, o Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou no mês de fevereiro o equivalente 60,4 pontos, ou seja, resultado 1,2% superior a média histórica nacional para o período, que é 59,7 pontos. O destaque em Mato Grosso do Sul ficou por conta da manutenção da elevada confiança dos empresários industriais em relação ao comportamento esperado para as economias brasileira, sul-mato-grossense e das condições de desempenho da própria empresa, que apresentaram índices de equivalentes a 62,8, 65,2 e 62,8 pontos, respectivamente.

Normalidade

Ainda conforme o Radar da Fiems, a atividade industrial iniciou 2011 em ritmo moderado, repetindo o mesmo comportamento de janeiro do ano passado devido a reflexo da desaceleração que sazonalmente ocorre após a intensificação das atividades produtivas de fim de ano. O índice da produção industrial, comparado com o mês anterior, ficou em 39,5 pontos e, adicionalmente, a freqüência de respostas quanto ao comportamento da produção industrial apresentou a seguinte distribuição: elevação acentuada 3%, elevação moderada 18%, queda acentuada 12%, queda moderada 21% e estabilidade 46%.

Quanto à utilização da capacidade instalada, em janeiro, o índice alcançou a marca de 34,5 pontos, o que, em síntese, sinaliza que o uso das máquinas e equipamentos instalados nas plantas industriais pesquisadas em Mato Grosso do Sul foi inferior aquilo que é tido como usual para o mês. A freqüência das respostas quanto à utilização da capacidade instalada, em relação ao que é tido como usual para o período, apresentou a seguinte distribuição: muito acima do usual 0%, acima do usual 6%, muito abaixo do usual 12%, abaixo do usual 24% e igual ao usual 58%.

Já o índice referente ao estoque de produtos finalizados, no mês de janeiro, ficou em 49,2 pontos, indicando, deste modo, que a quantidade de produtos finalizados ao fim do mês, esteve dentro daquilo que foi planejado ou desejado pelos respondentes. Neste caso, o indicativo de adequação entre os estoques planejados e o resultado apurado ao fim do mês ocorre quando o índice fica em torno dos 50 pontos. No caso da freqüência das respostas quanto ao nível de estoque observado ao final do mês, apresentou a seguinte distribuição: muito acima do nível planejado 0%, moderadamente acima 7%, muito abaixo 0%, abaixo 19% e igual ao nível planejado ou esperado 74%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASILÂNDIA
Jovem de 23 anos destrói recepção de hospital durante surto
BRASÍLIA
Secretário Mario Frias é submetido a cateterismo de emergência
TRÊS LAGOAS
Homem que matou cantor a tiros em tabacaria é condenado a 46 anos
BRASIL
Câmara aprova projeto que pode restringir atuação da oposição
Homem contrai dívida de R$ 32 mil ao fazer portabilidade de empréstimo
BENEFÍCIO
Cultura prorroga prazo para entrega de documentação do FIC
POLÍCIA
Condutor de lancha envolvida em acidente com morte presta depoimento
EDUCAÇÃO
Metas do Inep para o ano não incluem aplicação do Enem 2021
IVINHEMA
Três dias depois de ser envenenada pela mãe, criança recebe alta
FERIADO
Comarca de Angélica não terá expediente amanhã e sexta-feira

Mais Lidas

INDÁPOLIS
'Frio' e com roupa ainda suja de sangue, assassino de tio não mostrou arrependimento ao ser preso
PANDEMIA
Novo decreto mantém toque de recolher às 21h e autoriza abertura de cinema em Dourados
DOURADOS
Descontrolado, pastor xinga policiais por ser orientado a diminuir som de igreja
CLIMA
Inmet alerta Dourados para perigo de chuvas intensas e declínio de temperatura