Indígenas sentem-se discriminados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), que dá acesso universal ao atendimento de saúde no país, e pedem a valorização dos pajés, das parteiras e de sua medicina tradicional. No campo da educação, eles pedem a implantação de uma política de educação escolar indígena, o acesso de jovens indígenas ao ensino superior e a formação de professores indígenas nas universidades públicas.
As reivindicações constam no documento tirado do V Acampamento Terra Livre 2008, que reuniu em Brasília, de 15 a 17 de abril, 800 lideranças indígenas, representando 230 povos, para analisar direitos e partilhar realidades dos povos indígenas em solo brasileiro, e unificar demandas e aspirações.
“O Estado brasileiro tem-se mostrado incapaz de conviver e oferecer tratamento diferenciado aos nossos povos”, diz o documento do Acampamento Terra Livre. O governo, analisa, apesar de esforços significativos, continua “submetido à pressão de interesses econômicos e políticos que sempre mandaram neste país, criando situações que acarretam a grave crise no atendimento da saúde indígena e da violência contra os povos indígenas”, aponta o texto.
Em 2007, foram mortos 92 líderes indígenas. O documento denuncia a impunidade de casos de assassinatos a mando de fazendeiros e invasores de áreas indígena ocorridos no passado e destaca as ameaças contidas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das ênfases do governo federal. Os povos indígenas sentem-se ameaçados por projetos de infra-estrutura, como usinas siderúrgicas, grandes empreendimentos industriais e comerciais.
O documento menciona, especificamente, o projeto de transposição do Rio São Francisco, que atinge cerca de 26 territórios indígenas da região Nordeste, as usinas do Rio Madeira, do Estreito e Belo Monte, na região Norte, o complexo hidrelétrico do Rio Tibagi, no Sul do país, e as pequenas e grande hidrelétricas nos rios Juluena e Kuluene, no Mato Grosso, que atingirão mais de 20 comunidades indígenas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dia das Crianças deve movimentar mais de R$ 31 milhões em Dourados

Revalida 2026/2: prazo de envio de diploma médico termina dia 19

Mulher é presa em Dourados suspeita de extorquir usuários de site de acompanhantes

Dourados aparece na liderança entre cidades mais atingidas por tornados no Brasil nos últimos anos

Mãe e filho moradores no Paraná são executados em MS

Prefeitura realiza dia 22 recebimento do 1º PAA Indígena Municipal do Brasil

Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura acontece na quinta em Dourados

TRE-MS inicia atividades do Teste de Integridade da Votação Eletrônica

De Grenal de bombacha à Tertúlia, Semana Farroupilha segue até domingo em Dourados

Conab estima produção de 361,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/26
Mais Lidas

Investigação aponta que presidente da Santa Casa comprou casa por R$ 400 mil em espécie

Ex-vereadores são condenados por desvio de dinheiro após 12 anos

Ação conjunta apreende motos elétricas irregulares na BR-463 e leva equipes a comércio em Dourados

