O INCRA vai fazer o sorteio hoje (15) de 183 lotes de terras para famílias de acampados da Fetagri/MS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul) e de outras entidades, no município de Aquidauana – 148 km da Capital. Trata-se da fazenda Indaiá que estava em processo de desapropriação há mais de 4 anos. A informação é de Geraldo Teixeira de Almeida, presidente da federação, que participa amanhã do sorteio que vai beneficiar 73 famílias ligadas à sua entidade.
O sorteio está começando agora no local da fazenda, que fica a 70 quilômetros de Aquidauana. Diretores do INCRA vão estar presentes para organizar o sorteio dos lotes que deverão medir, segundo Geraldo, em torno de 17 hectares cada um.
Adão de Souza Cruz, secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Fetagri informou que as famílias estavam ansiosas por essas terras. Elas estavam esperando a partilha há 5 anos. Ele informou ainda que só da Fetagri existem ainda cerca de 500 famílias, só na região de Aquidauana, à espera de terras para cultivar alimentos.
Robson Dirceu de Deus Flores, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aquidauana também participa da solenidade às 9 horas com autoridades do INCRA e colonos. Ele espera que outras áreas no município, que estão em processo de desapropriação, cheguem logo a esse resultado para que novas famílias sejam assentadas.
As fazendas Mundo Novo e Relva, no município de Aquidauana, segundo o presidente da Fetagri/MS, Geraldo de Almeida, estão em processo de desapropriação há dois anos. “Esperamos que essas áreas sejam logo liberadas para a reforma agrária, pois existem muitas famílias acampadas às margens das rodovias à espera de um pedaço de terra para tirar seu próprio sustento”, comentou. Além dessas, a Fazenda São Félix, com 14 mil hectares, também no município de Aquidauana, está em processo de desapropriação, informa Geraldo.