quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Igreja Católica sai em defesa da “Ave Maria” Eem bandeira

11 fevereiro 2011 - 11h45

Por meio de um artigo, o Conselho Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Abadia reagiu à iniciativa do pastor Adilson Machado de Souza, da Igreja Evangélica de Sidrolândia, que quer tirar a inscrição “Ave Maria” da bandeira da cidade.

Uma defensora pública prepara, a pedido do pastor, uma ação judicial para retirar o nome da santa do símbolo do município.

No artigo escrito e assinado por Luis Medalha, do Conselho Pastoral, ele defende a manutenção da inscrição sob o argumento de que a “proclamar o nome de Maria na bandeira da cidade não se trata de idolatria”.

Se em alguns momentos, ele diz que “a religião precisa nos unir” e que “no céu não há duas portas, uma para os católicos e outra para os evangélicos”, Luis Medalha também dá um tom menos amistoso em vários outros.

“Irmão Adilson: estamos preocupados com você! Por quê? Ora, porque quem se irrita com o nome de Maria é o diabo”, diz. “Precisamos tomar muito cuidado para não sermos enquadrados no texto da epistola de São João cap. 12v.9 que diz ‘aquele que diz estar na luz e odeia seu irmão, jaz ainda nas trevas’”.

O pastor Adilson Machado de Souza, da Igreja Evangélica, quer a retirada da inscrição “Ave Maria” por acreditar que ela fere o Direito Constitucional de liberdade religiosa, favorecendo a Igreja Católica.

Um abaixo-assinado pedindo a retirada da inscrição já conta com cerca de 1000 assinaturas.

Confira o artigo de Luis Medalha na íntegra:
Resposta Para Questão Do Nome AVE MARIA Na Bandeira do Município. A questão foi proposta pelo pastor Adilson da Igreja I.E.S de Sidrolândia a retirada do nome AVE MARIA de nossa bandeira.

Pois bem nosso irmão em Jesus Cristo o Sr. Adilson alega que o nome AVE MARIA na bandeira aponta somente a decisão ou uma vontade da doutrina Católica. Expor o nome AVE MARIA não aceita pelas Igrejas protestante, que assim alegam ferir o texto bíblico em EX:20,4 que trata das imagens e não condiz com o costume e a Doutrina protestante.

Sendo assim responderemos fundamentados em duas maneiras: A primeira responderemos na questão social e a segunda na questão teológica.

Pela questão social respondo que em primeiro lugar somos Irmãos em Cristo Jesus pois assim eles nos ensinou ”Amai-vos uns aos outros como eu vos amei “.

Há alguns dias atrás houve um incêndio na cidade de Sidrolândia em um ponto comercial e abalou profundamente nossa cidade , porque foi uma perda lastimável e depois de conter as chamas eu estive conversando com uma pessoa que me falou das coisas de Deus e por sinal muito bem , aliás não preciso esconder é o nosso amigo Samuel da “Samuca motos” , nós conversamos trocamos idéias que renovaram nosso espírito, de conhecimento e experiência no mundo espiritual pois tínhamos acabado de sofrer muito com os companheiros que ali estavam. Do antigo testamento fomos para o novo e ficamos ali porque a nossa conversa era de bom proveito e isso nos encoraja para a luta do dia a dia. Se tivéssemos que lutar em outro incêndio não hesitaríamos, e logo em seguida eu fiquei sabendo que ele era da Igreja I.E.S mesmo sentado em bancos separados a palavra de Deus nos sustentou e nos sustenta pois nos vimos como irmão.

É assim que precisar ser, a religião precisa nos unir pois no céu não há duas portas uma para católico e outra para os evangélicos . Precisamos tomar muito cuidado para não sermos enquadrados no texto da epistola de São João cap. 12v.9 Que diz “Aquele que diz estar na luz e odeia seu irmão Jaz ainda nas trevas”. São Paulo, nosso irmão alerta na epistola a Tito no Cap.03 v. 09.

“Quanto a questões tolas, genealogia contendas, e disputas relativas a lei foge delas , porque são inúteis e vãs. O homem que assim fomenta divisões depois de advertido uma primeira e uma segunda vez , evita-o , visto que esse tal é um perverso , que perseverando no seu pecado, condena a si “próprio”

Acredito que nem eu e nem o irmão Adilson queremos responder pela indignação do apostolo Paulo.

Portanto irmão Adilson olhe a sua volta e veja a face de Jesus nos pobres, nos doentes, nos encarcerados, nas crianças, etc. Assim a comunidade ira lhe reconhecer como um homem de Deus.

Porque se não, não poderemos rezar ou orar “PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CEU...”

Resposta na questão teológica.

Irmão Adilson: Estamos preocupados com você!

Por quê?

Ora porque quem se irrita com o nome de Maria é o diabo. Assim a bíblia nos mostra de forma direta, transparente e irrevogável, veja o que diz a palavra de Deus em Genesis 3.15 “porei ódio entre ti e a mulher”. Assim diz o criador para serpente que é o próprio demônio, e o texto nos diz, e assim compreendemos, se eu tenho amor à mulher do Genesis estou com Deus, mas se não tenho , estou com quem?

Jesus chama a mamãe Maria por duas vezes de “mulher” a primeira vez em (Jo 2,4)e a segunda em (Jo19,26)(confira) Para que fique bem claro que Maria é a mulher do Gn-3.15 e ele a sua descendência, não podemos nos esquecer do texto bíblico em Lucas 1,48 que diz o contrario de Gn3,15 Lc1,48 “Porque olhou para sua pobre “serva” por isso desde agora me proclamarão bem aventurada todas as geração “ todas significa até o fim.

Não podemos nos esquecer que isto chama-se testamento, e a palavra testamento é a vontade de quem escreveu em papel e isto cumpra-se.

Quem é o autor da bíblia ? Proclamar o nome de Maria como na bandeira da cidade não se trata de idolatria, pois o próprio texto acima mostra Maria como serva e não como deusa. Para titulo de esclarecimento o texto de Ex.20,4 o nosso Deus proíbe sim o feitio de imagens, mas a proibição se referem a imagens de outro deus, que queira substituir o único e verdadeiro Deus. O Deus da bíblia não se pode generalizar a questão das imagens com uma interpretação pessoal e errônea, que levará a distorção do texto e do contexto para nascer um pretexto.

É isso que dá deixar de estudar a teologia e aceitar a achologia. Não podemos esquecer que o próprio Deus pediu que se erguesse uma serpente de bronze num poste no livro de numero 21.4. No livro do Ex. 25,18 Deus pede que façam dois querubins sob a arca da aliança (imagens de dois anjos). Então entrou Deus em contradição? Por certo que não.

O que não pode é jogar as imagens de nossos irmãos santos no mesmo lixo das imagens que se intitulam deuses que a nós é proibido.

O apostolo Pedro nos alerta sobre isto dizendo sobre as escrituras em II PD 3,16,"nelas há algumas passagens difíceis de entender cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam , para sua própria ruína como o fazem também como as demais escrituras".

O apostolo chama a atenção de quem interpreta as escrituras ao bel prazer sem a autorização oficial de quem realmente foi escolhido para interpretar. Alias, voltando a questão da bandeira, o próprio Deus chama Maria e diz que ela é cheia de graça (santa), modelo de cristão em tudo. A mãe do nosso salvador

Mãe santa - filho santo.

Mãe casta – filho casto.

Mãe obediente – filho obediente.

Por isso Jesus disse: “O fruto nunca cai longe do pé”.

Sem querer problemas com o nosso irmão Adilson nos perguntamos. Como adorar o filho e desprezar a mãe???

Onde não podem falar da minha ou da nossa mãe, será que lá nós iríamos? Deus o abençoe sempre.

De um católico apaixonado pela igreja de Cristo

Luis Medalha Salve Maria !!!

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional
58ª EXPOAGRO

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira
DOURADOS

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira
SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

UNIGRAN

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

COTAÇÃO

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta