Menu
Busca quinta, 29 de julho de 2021
(67) 99257-3397

Iagro libera trânsito de animais em municípios atingidos pela aftosa

23 julho 2007 - 08h32

Portaria do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) nº1.293, de 20 de julho de 2007, publicada nesta segunda-feira no DOE (Diário Oficial do Estado), autoriza o trânsito intramunicipal de animais susceptíveis a febre aftosa com origem nos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã.


De acordo com a publicação, o diretor-presidente do Iagro, Roberto Bacha, tomou a decisão por considerar o trabalho de vigilância epidemiológica ativa que está sendo realizado nesses municípios. E ainda devido à efetiva vacinação contra febre aftosa pelo serviço oficial e a identificação individual de todos os bovinos e bubalinos que permitem um controle sanitário mais efetivo dos rebanhos, tendo em vista a necessidade de restabelecer a atividade econômica dos produtores da região.


No entanto, o trânsito de animais somente será autorizado pelo Iagro após solicitação formal feita pelo proprietário dos animais ou seu representante legal. Somente será permitido o trânsito quando as propriedades de origem e destino dos animais estiverem localizadas no mesmo município e mediante algumas condições, como a origem dos animais apresentem resultados negativos da doença, identificados, vacinados e a propriedade de destino esteja totalmente despovoada de animais susceptíveis à doença por um período mínimo de 30 dias.


Conforme a Portaria, fica estabelecido ainda que no ato da emissão da GTA (Guia de Transito Animal), o proprietário dos animais ou responsável legal deverá, obrigatoriamente, informar a rota de trânsito dos animais, bem como a hora e o local de embarque, entre outras medidas.


Fica autorizado o trânsito de animais a pé, desde que a distância entre a propriedade de origem e a propriedade de destino dos animais não ultrapasse cinco quilômetros. O trânsito somente poderá ocorrer através de áreas que não possibilitem o contato direto dos animais em trânsito com outros animais susceptíveis à febre aftosa.


Os animais encontrados transitando em desacordo com as normas estabelecidas estarão sujeitos as penalidades impostas pela Lei Estadual nº1.953, de 9 de abril de 1999 e pelo Decreto Estadual nº10.028, de 14 de agosto de 2000 e suas alterações, para trânsito irregular, sem prejuízo das demais sanções cabíveis. A Portaria entra em vigor na data de sua publicação. As informações são do site de notícias Midiamax News.


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PEDRO JUAN
Mulher fica gravemente ferida ao ser atacada a facadas pelo ex-namorado
POLÍTICA
STF reage e diz que uma mentira contada mil vezes não vira verdade
GERAL
Novo golpe do cartão filma seus dados durante entrega de aplicativo
PRONUNCIAMENTO
Ministro pede que brasileiros tomem a segunda dose da vacina
Tranquila sob árvore, babá é atingida por veículo desgovernado
Tranquila sob árvore, babá é atingida por veículo desgovernado
VACINA
Saúde vai fazer estudo para avaliar eficácia da 3ª dose da CoronaVac
CAPITAL
Dupla furta mais de 30 vestidos e ateliê estima prejuízo de R$ 40 mil
BRASIL
Bolsonaro sanciona programa de combate à violência contra a mulher
TRÁFICO
Com foto de Pablo Escobar na parede, traficante é preso no Paraguai
DOURADOS
Ação conjunta realiza trabalho de Marco de Concreto na Usina Velha

Mais Lidas

ESTRELA PORÃ
Homem que atropelou e matou adolescente de 13 anos é preso em Dourados
DOURADOS
Acidente no Centro deixa motociclista com fratura na perna e motorista foge
DOURADOS
Preso, jovem afirma ter bebido e que fugiu por medo de linchamento
DOURADOS
Drogas e submetralhadora são apreendidos no Idelfonso Pedroso