domingo, 12 de janeiro de 2025
Dourados
38ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Horário de verão economizou 0,5% no consumo de energia

21 fevereiro 2010 - 09h24

A economia de energia com o horário de verão este ano, segundo o Ministério de Minas e Energia, é estimada em 0,5%, o que corresponde a cerca de 560 GWh no Sudeste e Centro-Oeste e de 226 GWh no Sul.

Já a redução da demanda deve ficar em 4,5% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste (1.900 MW) --o suficiente para abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes. No Sul, a previsão é de 4,7% o que representa 575 MW, correspondente a uma cidade com 1,5 milhão de pessoas.

Essa redução significa que as usinas deixaram de gerar, no horário máximo de carga, cerca de 2.000 MW a cada ano (cerca de 65% da demanda do Rio de Janeiro).

Em vigor desde outubro de 2009, o horário de verão termina à 0h deste domingo (21). Os relógios devem ser atrasados uma hora (veja abaixo).

Neste verão, o horário diferenciado vigorou pela 36ª vez no país. Ele é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, como resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.

Os dias têm mais tempo de luz solar, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada com a mudança do horário em parte do país.

Desde 2008, decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Morre advogado Marcello Lavenère, que pediu impeachment de Collor
BRASIL

Morre advogado Marcello Lavenère, que pediu impeachment de Collor

Deslizamentos em Ipatinga deixam pelo menos cinco mortos
MINAS GERAIS

Deslizamentos em Ipatinga deixam pelo menos cinco mortos

RODOVIA

Motociclista sofre acidente grave na BR-163 e tem perna decepada

Basquete: Minas e Flamengo jogam de olho nas quartas da Champions
ESPORTE

Basquete: Minas e Flamengo jogam de olho nas quartas da Champions

Mineira Hipólita Jacinta é reconhecida no Livro de Heróis da Pátria
HISTÓRIA

Mineira Hipólita Jacinta é reconhecida no Livro de Heróis da Pátria

GERAL

Conab define banca para novo concurso público

EDUCAÇÃO

Diretores de escolas têm até este domingo para enviar diagnóstico

POLÍCIA

Briga entre moradores de rua em Campo Grande termina com homicídio

TURISMO

Pré-carnaval de dois meses pode aumentar faturamento de setores

CAMPEONATO BAIANO

Vitória e Barcelona de Ilhéus não saem do zero na abertura do Baiano

Mais Lidas

VÍTIMA FATAL 

Motociclista morre em acidente envolvendo van na BR-163 em Dourados

CULTURA

Folia de Reis é comemorada em várias localidades do Estado

TRÁFICO

Jovem que capotou veículo com mais de 1,5t de maconha morre no HV

HOMICÍDIO 

Polícia investiga se gesto em redes sociais motivou homicídio de rapper de MS