A SDE (Secretaria de Direito Econômico), do Ministério da Justiça, suspendeu, em caráter preventivo, contratos de exclusividade da Visa com empresas do mesmo grupo para o cadastramento de estabelecimentos comerciais para receberem pagamentos com cartões da marca.
Nesta quinta-feira, a secretaria instaurou processo administrativo contra a Visa do Brasil Empreendimentos, Visa International e Visanet do Brasil para investigar se as três empresas estão restringindo a concorrência.
De acordo com a SDE, o Grupo Visa assinou contrato de exclusividade com a VisaNet do Brasil tornando a última a única empresa que pode credenciar estabelecimentos comerciais para que eles aceitem cartões de pagamento Visa.
Segundo a secretaria, essa prática é uma "intransponível barreira à existência de credenciadores multi-bandeira, o que claramente consiste em uma restrição à competição que viabiliza aumentos nas taxas de desconto cobradas por credenciadores e de administração cobrada por bandeira".
O relatório do órgão diz ainda que a exclusividade entre as duas empresas acaba encarecendo os preços dos produtos vendidos aos consumidores, já que lojas e supermercados acabam repassando esse custo a seus clientes.
Com a medida preventiva, outras empresas interessadas em serem credenciadoras da Visa no Brasil poderão firmar contratos com a empresa. A SDE disse ter adotado a medida devido à "gravidade da conduta e do perigo de lesão irreparável ao mercado".
"A cada dia que passa, os efeitos da exclusividade se repetem, com produção de dano irreparável: transferência indevida de renda dos lojistas/consumidor aos credenciadores, na forma de taxas de administração maiores, taxas de desconto maiores, custos fixos maiores decorrentes da duplicação da rede e, consequentemente, um menor número de transações a um preço mais alto à sociedade", informa a nota.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com R$ 21 milhões do FNDE, prefeitura vai destravar 12 obras em escolas e Ceim's
Polícia fecha entreposto do tráfico, prende cinco e apreende toneladas de maconha

Na frente de ministro, secretário cobra governo federal por doses 'pingadas' de vacina

Jovem é preso por receptação e tráfico de drogas
Guardas municipais são convocados para teste de aptidão física

SP: idosos de 75 e 76 anos começam a ser vacinados em 15 de março
Covid-19: comissão ouvirá ministros da Saúde, Economia e Relações Exteriores

Petrobras aumenta preços da gasolina e do diesel nas refinarias

Jovem é preso dirigindo embriagado e com porções de crack no carro
No Dia Internacional das Mulheres, tem início campanha sobre protagonismo feminino
Mais Lidas

Homem é assassinado na região de fronteira e autores deixam recado ao lado do corpo

Douradense é assaltado ao sair de casa para pedalar na madrugada

Vacinação contra a Covid faz idosos 'amanhecerem' na fila em Dourados
