Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905

Governo institui Geopark com área de 39,7 mil km² em MS

21 dezembro 2009 - 14h08

O Governo do Estado assina amanhã (22), às 10h15, no auditório da Governadoria, um decreto instituindo o Geopark Bodoquena-Pantanal com o objetivo de conservar, proteger e valorizar o patrimônio cultural e natural situado na região da Serra de Bodoquena e do Pantanal.
 
Assina o decreto o governador André Puccinelli. O Geopark tem uma área de 39.700 km2, abrangendo os territórios dos municípios de Bonito, Bodoquena, Ladário, Corumbá, Jardim, Niaoque, Bela Vista, Porto Murtinho, Miranda, Aquidauana, Anastácio, Caracol e Guia Lopes da Laguna.
Fazem parte do Geopark 54 áreas denominadas geossítios, envolvendo fazendas, lagoas, grutas e nascentes de rios. Outro objetivo do Geopark é a necessidade de todo esse patrimônio cultural e natural ter seu valor reconhecido mundialmente como parte integrante da rede mundial do Programa Geopark Unesco, atraindo assim a comunidade científica mundial e a visitação turística com fins educacionais, científicos, culturais, de fruição e conservacionistas.
O decreto também institui o Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal, órgão colegiado de caráter consultivo, competente para diagnosticar, promover e divulgar ações necessárias para o desenvolvimento sustentável da região abrangida.
O Conselho Gestor será composto por representantes dos seguintes órgãos e entidades: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, representado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso do Sul (Imasul), Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMC); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); Departamento Nacional de Produção Mineral - 23º Distrito do DNPM/MS; Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – Serviço Geológico do Brasil; Comando Militar do Oeste e prefeituras Municipais de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.
 

 
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SETE QUEDAS
Polícia apreende quase 400 kg de maconha sendo trasportada em carro
PRF
Caminhonete roubada após sequestro teria Dourados como destino
BRASIL
Captação da poupança bate recorde em maio
LEGISLATIVO
Sancionada lei que define 12 de novembro como o Dia do Pantanal
ARTIGO
Amor e harmonia na pandemia, o desafio!
PANDEMIA
Onze dias após 'bater' mil casos de coronavírus, MS deve dobrar número
CONTRABANDO
Veículo abarrotado de cigarros é apreendido em barreira policial
OPERAÇÃO TNT
Investigação teve início após PRF desconfiar de valores superfaturados de máscaras
DOURADOS
Após apelo de Reinaldo, Geraldo Resende permanece no governo
DOUTORADO
Prêmio Capes de Tese registra recorde de inscrições

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados