Quinto maior produtor de álcool do País, Mato Grosso do Sul avança ainda mais com o início do 3° Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva de Cana-de-açúcar em MS – CANASUL 2009. “A crise mundial pegou o setor na decolagem, mas ele é o dínamo do agronegócio sul-mato-grossense”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL, Ademar Silva Júnior, na abertura do evento na manhã desta segunda-feira (24) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Silva Junior anunciou que, em 2010, o Congresso poderá ser realizado com a Feicana.
O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que a agroenergia é uma das prioridades para o desenvolvimento da economia do Estado, ao lado de grãos, carne e turismo. Puccinelli também falou da preocupação com o meio ambiente. “É melhor termos usinas de bioenergia do que termoelétricas, que poluem”, disse Puccinelli, que tranquilizou a platéia quanto à instalação de usinas de cana-de-açúcar em regiões pantaneiras. “Usinas de cana no Pantanal de Mato Grosso do Sul só se matarem o André”, frisou. De acordo com o governador, um relatório da ONU aponta que a produção de um milhão de toneladas de cana absorve 1,5 milhão de toneladas de CO2 de atmosfera.
O presidente da Federação das Indústrias de MS - FIEMS, Sergio Longen anunciou ações voltadas aos trabalhadores e empresários do setor - como um laboratório móvel de análises físico-químicas para atender as indústrias – mas rejeitou discussões sobre a redução de jornada de trabalho. “Não é momento oportuno para discutir a redução da jornada de trabalho sem a redução do salário”, afirmou Longen.
A secretária de Produção de Turismo de MS, Tereza Cristina da Costa lembrou da necessidade de capacitação da mão-de-obra no Estado. “Esse é o grande desafio”, disse Tereza, seguida pelo deputado federal Waldemir Moka (PMDB), que acredita que as indústrias podem promover o “resgate social” da população. “Nossos jovens devem estar preparados para assumir esses postos”, concluiu o deputado.
O CANASUL 2009 é promovido por FAMASUL, Governo de MS, FIEMS e Associação dos Produtores de Bioenergia de MS – BioSul. SEW Eurodrive, Usina São Fernando, Prefeitura de Campo Grande, Banco do Brasil e Sebrae patrocinam o evento.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Motociclista provoca PM e chama policiais para um "pega-pega"

Neno Razuk pede veículo para coordenadoria de meio ambiente em Rio Verde

Projeto abre nesta terça agendamento para visitação a mostra artística

''Pirão do Bem'' do Rotary Guaicurus será dia 13 com sistema drive-thru
Multidão protesta contra mulher que proibiu paraguaios de falar em guarani
Inscrições para a lista de espera do Prouni terminam nesta terça-feira

Audiência apontará impactos na sociedade com intervenção na UFGD
Governo zera impostos federais sobre o óleo diesel e o gás de cozinha
PARAGUAIPolicial morre e outro fica gravemente ferido em atentado à delegacia
TEMPOTerça-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados
Mais Lidas

Veículo pega fogo ao colidir em coqueiro entre Dourados e Itaporã

Nova 'cracolândia': comerciantes relatam medo e ameaças no centro de Dourados

Jovem colide moto e embriagado tenta fugir do hospital, mas é detido
