Golpes que usam e-mails falsos, também conhecidos como "phishing" ou "phishing scam", prosperaram em 2003, segundo estatísticas do Internet Fraud Complaint Center (IFCC) divulgadas nesta semana pela empresa de segurança SecurityFocus. O ano que passou também foi produtivo para golpistas especializados em fraudar leilões online. O IFCC recebeu mais de 120 mil reclamações de fraudes online em 2003, um aumento de 60% em relação às 75 mil reclamações registradas em 2002. O site do IFCC foi criado em 2000 para ser o canal de reclamações de vítimas de crimes na Internet e é controlado pelo FBI e pelo National White Collar Crime Center (NW3C) dos EUA. A instituição, no entanto, não se restringe ao registro de fraudes e vai mudar seu nome para Internet Crime Complaint Center (IC3), passando a receber denúncias de lavagem de dinheiro internacional, extorsão online, furto de propriedade intelectual e invasão de computadores, além de furto de identidade e golpes online. O site também vai receber denúncias de atividades terroristas. A Netcraft também divulgou nesta semana estatísticas de golpes via e-mail, especificamente sobre o período do Natal. Segundo a análise, mais de 60 milhões de e-mails fraudulentos foram enviados nas duas semanas antes do Natal. O Anti-Phishing Working Group identificou mais de 90 golpes diferentes em novembro e dezembro, época em que os golpistas se aproveitaram do aumento das ofertas de marketing online para enganar internautas desavisados. A maior parte dos golpes "phishing" são feitos com e-mails falsos enviados como spam para internautas de todo o mundo, na tentativa de conseguir obter informações confidenciais de contas bancárias, cartão de crédito ou identidade usando sites falsos. Uma falha do Internet Explorer descoberta recentemente facilita o trabalho dos golpistas, já que o navegador pode ser enganado e exibir um endereço falso na barra de endereços em vez do endereço real, que poderia servir de alerta para os internautas de que a mensagem é uma fraude.