quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Geraldo quer providências para a questão dos transplantes em MS

05 fevereiro 2010 - 15h23

O deputado federal Geraldo Resende disse que ficou estarrecido ao ler na imprensa informações sobre o não funcionamento da Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul. De acordo com matérias de jornais de Dourados e de Campo Grande, há cinco meses a Santa Casa suspendeu as cirurgias, obrigando 330 renais crônicos de MS a aguardar na fila de espera. O parlamentar disse que vai atuar, tanto em Brasília quanto em Mato Grosso do Sul, para articular, com as autoridades responsáveis, uma solução para o problema.
Geraldo afirma ter constatado que Mato Grosso do Sul regrediu neste quesito da saúde pública. “Quando fui secretário estadual de Saúde Mato Grosso do Sul conquistou, na época, a segunda posição em número de cirurgias de rins no País (por milhão de habitantes). Agora, o Estado despencou para a sexta colocação”.
De acordo com a imprensa, no ano passado, até outubro, a Santa Casa de Campo Grande fez apenas 14 procedimentos dessa natureza, enquanto que em 2001, quando Geraldo foi titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES) foram realizados no Estado 113 transplantes, sendo 46 de rim, 4 de coração, 62 de córnea e 1 de válvula cardíaca.
Para Geraldo Resende, a situação atual não pode continuar. Ele lembra que o transplante é uma terapia consolidada no mundo inteiro e possibilita importante sobrevida e reabilitação, a longo prazo, a pacientes que, de outra forma, não teriam esperança de cura. “Como médico e atual membro da Frente Parlamentar da Saúde vou envidar todos os esforços e articular, tanto em Brasília quanto em Mato Grosso do Sul, para que possamos encontrar a solução para esses problemas”, acrescenta.
Geraldo disse que ficou triste com as informações que leu nos jornais desta sexta-feira. “Nós que lutamos pela vida, que estamos diariamente na Câmara Federal em busca de recursos para a melhoria da saúde pública no país e em particular em nosso Estado, não podemos ficar inertes diante desse quadro”, afirmou.
O parlamentar finaliza, registrando que, em sua opinião “a imprensa exerce papel fundamental ao levantar questões como essas e levá-las ao conhecimento público. Desta forma, as autoridades são alertadas e cobradas e daí podem advir as soluções”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira
SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual
UNIGRAN

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

COTAÇÃO

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira

TEMPO

Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta