Menu
Busca quarta, 27 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Geraldo cobra providências para hemodiálise no Estado

18 dezembro 2009 - 07h06

A revelação, através de reportagens publicadas em jornais e sites de informação, nesta quinta-feira, de que a crise vivida pelo sistema público de saúde de Dourados está comprometendo dramaticamente a vida dos pacientes renais crônicos deixou indignado o deputado Geraldo Resende. A notícia de que o quadro é mais grave também por conta da paralisação da ala
de transplantes da Santa Casa de Campo Grande revoltou ainda mais o deputado.

“Para mim, é uma surpresa ruim. Reconheço o trabalho sério e competente que tem sido feito pela Secretária de Saúde, Beatriz Dobashi, mas sou obrigado a lembrar que o setor de transplantes de Mato Grosso do Sul já foi um dos mais eficientes do país. Orgulho-me de ter tido uma participação direta nessa conquista, estando à frente da Secretaria naquele momento.
Proporcionalmente, naquela época, ocupávamos a segunda colocação em número de transplantes realizados no Brasil. Isso significa que temos a técnica e a experiência. Não é possível que depois de alcançar esse patamar a gente retroceda, causando mais sofrimento aos doentes renais”, diz o deputado.

Geraldo lembra que a questão precisa ser encarada com decisões firmes. E diz que é preciso cobrar as responsabilidades da Secretaria de Saúde do Estado para que restabeleça, no menor espaço de tempo, a normalidade do setor de transplantes da Santa Casa de Campo Grande e que, ao mesmo tempo, adote as providências exigidas para permitir o credenciamento de outros hospitais que
dêem vazão à demanda dos pacientes renais crônicos.

O parlamentar se mostra preocupado em ajudar no que for necessário para resolver o problema, mas alerta: “Até o momento, diferente do que nos informaram, não há nenhum projeto cadastrado no Ministério da Saúde, que nos permita acelerar o processo de implantação de uma nova estrutura capaz de atender com eficiência aos pacientes que precisam de terapia renal substitutiva, que é o nome técnico dado às sessões de hemodiálise”, diz Geraldo.

Em conversa com o médico nefrologista, coordenador do setor de transplantes do HU da UFGD e presidente da Associação Médica de Dourados, Dr. Antônio Pedro, Geraldo Resende esclareceu que por alguma falha nos procedimentos exigidos pelo Ministério da Saúde, o processo de cadastramento que possibilitaria a implantação do serviço de transplantes e de hemodiálise no
HU não avançou.

“Eu reafirmo o meu compromisso de lutar sem descanso pela melhoria das condições de saúde da população. No caso específico dos pacientes renais crônicos, digo que defendê-los é uma questão de respeito aos direitos humanos. Não é digno submeter a um sofrimento maior quem já é obrigado a passar muitas horas por semana ligado a uma máquina”, argumenta Geraldo.

Por último o deputado informa que, na sua luta por mais recursos para a saúde de Dourados e de Mato Grosso do Sul, obteve uma grande vitória ao assegurar R$ 16 milhões em emenda de bancada, no orçamento de 2010, para o investimento em estruturação de unidades de atenção especializada em saúde.
“Com estes recursos, será possível, por exemplo, implantar no HU de Dourados uma nova estrutura para atender os renais crônicos. Já determinei à minha assessoria que faça todos os procedimentos necessários e trabalhe em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde e com o Dr. Antônio Pedro para recuperarmos o tempo perdido”, conclui o deputado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PERSEGUIÇÃO
Alegando ser membro do PCC, jovem é preso com quase 400 kg de maconha na MS-156
105 MESES
Ampliado prazo de renegociação de empréstimos consignados
PANDEMIA
MPE cobra estudo técnico sobre alternativas para conter avanço da Covid-19 em Dourados
DEPUTADO, EMPRESÁRIO E BLOGUEIRO ALVOS
PF cumpre mandados judiciais em investigação sobre fake news
FRIO
Embrapa apurou condições favoráveis a ocorrência de geada na região
DOURADOS
Prefeitura vai pagar mais de R$ 1 milhão sem licitação a Hospital para usar leitos
COMER BEM
Dona Neide Marmitaria: agora com mais opções para seus clientes
SAÚDE
Especialista do ‘Casal Grávido’ fala sobre protagonismo paterno na gestação
APÓS PRORROGAÇÃO
Prazo de inscrição no Enem 2020 termina nesta quarta-feira
ITAQUIRAÍ
Polícia prende 4 traficantes e encontra 307 quilos de drogas em assentamento

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura estende toque de recolher em 2h em Dourados
PANDEMIA
Dourados tem mais de 150 casos de Covid-19 e secretário diz ser assustadora a crescente na região
PANDEMIA
Dourados investiga morte com suspeita do novo coronavírus
DOURADOS
Empresários cobram de Délia prova científica para justificar toque de recolher