sexta, 17 de janeiro de 2025
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Geraldo cobra ações contra dengue

11 fevereiro 2010 - 17h21

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) usou a tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (11), para cobrar ações mais enérgicas e emergenciais de combate à dengue em Dourados. Segundo o parlamentar faltou um planejamento que possibilitasse a elaboração de estratégias de enfrentamento ao mosquito. “Infelizmente, a falta de procedimentos de prevenção tem sido a marca da Prefeitura de Dourados”, afirmou.
De acordo como parlamentar “a dengue é a doença mais previsível que existe”. Para ele, quando a autoridade municipal planeja bem o seu combate e as estratégias de enfrentamento do mosquito, a população não sofre e há menos mortes. “A dengue é doença que traz no seu cerne o desleixo, o desmazelo, a falta de compromisso e a irresponsabilidade de poderes públicos e de muitas pessoas”, salientou.
Citando números publicados pela imprensa, Geraldo afirmou que em Dourados, de janeiro deste ano até agora, houve 823 notificações, dos quais 460 são positivos, 116 negativos e 247 ainda estão sendo examinados. No entanto, o parlamentar ressaltou que as autoridades de saúde trabalham com uma informação que sugere que para cada caso de dengue notificado formalmente, existem de 8 a dez outros que não chegaram ao conhecimento das autoridades públicas. Por isso, relata Geraldo que a epidemia de dengue, no caso de Dourados, pode ser muito maior do que se imagina, o que aumenta ainda mais os riscos a que a população está exposta.
Falando de sua angústia com essa situação, o deputado relatou que os hospitais, prontos socorros e outras unidades de saúde douradense estão com seus leitos superlotados com vítimas da doença. “Além do sofrimento físico, dos riscos de complicações e consequentemente, de morte, não podemos nos esquecer dos prejuízos enormes não apenas nos gastos da saúde pública com consultas, exames, medicamentos e internações, mas também com o fato de que as pessoas perdem vários dias de trabalho, desfalcando as empresas e diminuindo a produção”.
O parlamentar avaliou que a situação da dengue reflete o quadro geral da saúde pública em Dourados, “onde, apesar de todos os nossos esforços e dos recursos que para lá carreamos por meio de nossa atuação nessa Casa a o poder público municipal não conseguiu ainda superar as graves deficiências do setor”.
Para o deputado, a falta de um norte da atual administração é que tem contribuído para os matagais proliferarem em todos os cantos da cidade, inclusive em logradouros públicos, como praças, calçadas, além de terrenos baldios e casas abandonadas, locais onde ficam jogados pneus, sacos plásticos, garrafas, e outros materiais que funcionam como depósito de água parada. “Apesar de todo o quadro alarmante, não vimos nenhuma iniciativa do poder público municipal, nenhuma atitude mais enérgica, que demonstre vontade de mudar o quadro”, lamentou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MUNDO NOVO

Acidente entre duas carretas deixa uma pessoa morta e outra ferida

PASSAPORTE RETIDO

Após negativa, Bolsonaro recorre ao STF para ir à posse de Trump

LOS ANGELES

Homem ainda não identificado é assassinado com seis tiros

Divulgadas notas do Concurso do Monumento do Fórum da Capital
TJ/MS

Divulgadas notas do Concurso do Monumento do Fórum da Capital

OUSADIA

Ladrões agem na madrugada e fazem limpa em pneus de borracharia

JUDICIÁRIO

Defesa de Daniel Silveira pede esclarecimentos para devolver arma

TRÊS LAGOAS

Após ser esfaqueado, homem invade velório para pedir ajuda

CINEMA

Morre David Lynch, diretor de 'Twin Peaks' e 'Cidade dos sonhos

CHAPADÃO DO SUL

Criança de 7 anos é atropelada após invadir avenida de bicicleta

OPORTUNIDADE

Marinha abre seleção para serviço militar com 32 vagas em Ladário

Mais Lidas

LUTO

Professora Zélia Nolasco morre aos 56 anos

DOURADOS

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto

BOLÃO

Aposta feita em Dourados acerta cinco dezenas e leva mais de R$ 150 mil na Mega

SNOW

Operação do Gaeco mira traficantes de cocaína e cumpre mandados em Dourados