Menu
Busca terça, 21 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
ENCONTRO

Fundação de Cultura realiza IV Simpósio de Educação Patrimonial

15 julho 2014 - 09h32

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza no dia 29 de agosto (sexta-feira), no Auditório do Museu da Imagem e do Som o IV Simpósio Estadual de Educação Patrimonial - Diálogo entre cultura e educação, uma oportunidade de ampliar as reflexões sobre a nossa multiculturalidade. As inscrições já estão abertas.

Tema do Simpósio deste ano, o diálogo entre cultura e educação favorece e capilariza práticas e integra novos conhecimentos afetos ao desenvolvimento das ações de educação patrimonial em nosso Estado, reunindo propostas e de educadores, arte-educadores, acadêmicos de história, arquitetura e turismo, entre tantos outros profissionais de diferentes segmentos.

A abertura acontece às 8h30 com a apresentação cultural de Syrlene Maria, cantora de música popular e religiosa e em seguida acontece a primeira palestra do dia. Salma Saddi Waress de Paiva, superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Goiás apresenta um recorte do Projeto de Educação Patrimonial desenvolvido no estado.

Na sequência Norma Aparecida Dáris Ribeiro, superintendente do Iphan de nosso Estado, irá proferir a palestra “As ações do Iphan quanto à educação patrimonial”. Encerrando as atividades matutinas acontece a palestra “Identificação e Catalogação de Acervos Fotográficos de Escolas”, apresentada por Alexandre do Prado Sogabe, Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e gestor de Artes e Cultura do Museu da Imagem e do Som.

No turno vespertino as atividades recomeçam com a palestra “As festas Culturais e Religiosas de Mato Grosso do Sul”, ministrada pela presidente da Fundação de Turismo de Corumbá, Helènemarie Dias Fernandes, turismóloga e mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco. Após o intervalo a arquiteta Profa. Me. Maria Margareth Escolar Ribas Lima, doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Uniderp / Anhanguera apresenta sua pesquisa de mestrado: “Os ciclos econômicos e a produção arquitetônica em Porto Murtinho”.

Educação Patrimonial
O Simpósio Estadual de Educação Patrimonial é somente uma dentre várias ações desenvolvidas pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul cujo objetivo é apresentar os traços multiculturais do Estado e conscientizar sobre a preservação do patrimônio, seja material ou imaterial.

A educação patrimonial consiste num processo permanente e sistemático de proteção ao nosso patrimônio estadual. As ações educativas fazem parte de um amplo projeto permanente e sistemático da Fundação de Cultura desenvolvido em parceria com o Iphan/MS desde 2009.

“Acredito ser a comunidade a melhor guardiã de seu patrimônio, portanto esse evento anual destaca o investimento permanente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para com a preservação do patrimônio cultura local, ação essencial para o fortalecimento do sentimento de pertença local e da cidadania”, explica Américo Calheiros, presidente da FCMS.

###Serviço
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo e-mail gphc.fcms@gmail.com. O material será distribuído gratuitamente e o simpósio aberto a todos os interessados na área de patrimônio: acadêmicos, professores e pesquisadores. As vagas são limitadas.

O Museu da Imagem e do Som fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro. Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural pelo telefone 3316-9164.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BENEFÍCIO
INSS: quase cinco milhões terão de fazer prova de vida até 2022
DOURADOS
Agetran e Sucata Cultural realizam nesta terça Abordagem de Veículos 
NOVA YORK
Discurso de Bolsonaro abre debate da 76ª Assembleia Geral da ONU
AGRO
Semagro e Iagro lançam campanha para produção de alimentos seguros
Caminhão-tanque com etanol pega fogo e quase vai pelos ares
CHAPADÃO DO SUL
Caminhão-tanque com etanol pega fogo e quase vai pelos ares
TEMPO
Terça-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
Homem é preso com carro roubado no RJ que seria levado para a Bolívia
IFA
Fiocruz recebe na quarta insumos para produzir 5,2 milhões de doses
NOVA ANDRADINA
Homem é preso pela após agredir esposa durante discussão
BRASIL
Governadores dizem que alta na gasolina é 'problema nacional'

Mais Lidas

DOURADOS
'Buguinha' é presa e diz que matou caseiro por legítima defesa
EVENTO CLANDESTINO
PM encerra festa com pelo menos 2 mil pessoas em Dourados
DOURADOS
Envolvida em execução de detetive é presa novamente em Dourados
LOTERIA
Douradense fatura R$ 31 mil ao acertar na quina