Técnicos do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da FUNASA de Mato Grosso do Sul, estiveram entre os dias 12 e 13 de agosto, visitando as aldeias indígenas dos municípios de Dourados e Amambai para realizar a distribuição e palestra explicativa do "Disco de monitoramento do estado nutricional e vacinal de crianças indígenas de 0 a 12 meses de idade", entre os membros das equipes multidisciplinares de saúde que prestam atendimento nas aldeias da região.
O projeto, que é pioneiro no país, iniciou a aproximadamente dois anos pela enfermeira Roselene, em função da necessidade de inserir num único instrumento, informações que pudessem fornecer um diagnóstico nutricional e vacinal das crianças entre 0 a 12 meses.
Esta faixa etária foi escolhida pela maior vulnerabilidade na ocorrência de agravos que ocasionam comprometimento do crescimento e desenvolvimento infantil.
A orientação sobre o funcionamento, e a importância da consulta feita pelo disco, foi realizado pela enfermeira do DSEI, Roselene Lopes de Oliveira Figueiredo, acompanhada pelo chefe do DSEI-MS, Nelson Olazar.
Em Dourados, a orientação foi feita entre os agentes de saúde que se reuniram no Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM) Guateka da aldeia Jaguapiru, em Amambai a distribuição dos discos e orientação de como manuseá-lo foi realizada na aldeia Amambaí.
De acordo com Idevar Chamorro de Aquino, conselheiro distrital indígena da região cone-sul do Estado, esse instrumento irá auxiliar não só o trabalho dos AIS (Agentes Indígenas de Saúde) como também na transmissão da informação para a mãe.
Segundo o chefe do DSEI/MS, Nelson Olazar, a expectativa é de que esse instrumento, que é de fácil utilização pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) possa agilizar o diagnóstico precoce do estado nutricional e atraso no calendário vacinal da criança nesta idade. “Para avaliação nutricional são comparadas através do disco informações relacionadas ao: peso, idade, grau nutricional e as vacinas que precisam tomar daí a importância deste Projeto Piloto”, destacou Olazar.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Motorista atropela cunhado após desentendimento familiar
SAÚDEFunsau convoca candidatas para inspeção médica e posse em concurso
MORENINHASHomem tenta acessar desvio por rua de terra e tem veículo roubado
LOTERIAConfira as dezenas concurso 2.349 da Mega-Sena sorteadas nesta quarta

Homem sobe em torre e exige falar com presidente dos Estados Unidos
Brasil perde novas 1.840 vidas em mais um dia de escalada na pandemia
MARACAJUAmigos discutem por troco de bebida alcoólica e se cortam com garrafadas
LENDAMorre aos 91 anos na Capital o ex-comandante do DOF, Adib Massad

Reincidente, médico preso bêbado foi liberado após pagar fiança
UEMS convoca novos técnicos aprovados em concurso para posse
Mais Lidas

Nova 'cracolândia': comerciantes relatam medo e ameaças no centro de Dourados

Preso após agredir esposa, homem é investigado por engravidar a própria filha adolescente
Douradense que morreu em acidente no interior de SP tinha 58 anos
