Menu
Busca quinta, 05 de agosto de 2021
(67) 99257-3397

Funai leva cultura indígena ao VII Encontro de Culturas

20 julho 2007 - 16h32

Valorizar as representações culturais que compõem nossa identidade. Em 2007, a sétima edição do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros reafirma essa postura e celebra, mais uma vez, as legítimas tradições do povo brasileiro. De 23 a 29 de julho a Fundação Nacional do Índio - Funai - participa do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás. Com atividades voltadas às tradições culturais indígenas, a Aldeia Multi-étnica, montada no Vale da Lua, é o destaque da programação do Encontro. Representantes das etnias Krahô, Xerente, Kayapó, Kamayurá, Tucano, Carajá, Xavante, Tapuya e Avá-canoeiro estarão reunidos para discutir, fortalecer e ampliar o debate sobre questões pertinentes a temática indígena.

Na quinta-feira, 26/07, às 20h na Aldeia Multi-étnica, será exibido o filme 500 Almas, um documentário sobre a nação indígena Guató, do cineasta Joel Pizzini. Na sexta-feira, 27/07, a Funai convidou Pizzini para participar de uma roda de prosa sobre as perspectivas dos documentários indígenas e ambiental no Brasil. Também estarão presentes Thiago Briglia (diretor do filme Nas trilhas de Makunaíma) e o etnodocumentarista Antônio Borges Neto. Confira a programação da Aldeia Multi-étnica.

Com patrocínio da Petrobras e apoio da Caixa Econômica Federal, ministérios da Cultura, Turismo, Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Justiça, além do IPHAN, FUNAI e IBAMA, a Associação dos Moradores da Vila de São Jorge - ASJOR e a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge trazem ao coração do cerrado ritmos e danças que traduzem o Brasil. São manifestações culturais e religiosas que compõem o rico cenário regional brasileiro.

As manifestações reunidas pelo Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros agregam valor ao país e ao povo brasileiro, protegendo, apoiando e promovendo registros da nossa verdadeira história. Mestres dos saberes populares se comunicam e trocam experiências durante dez dias de festa, realizada no místico povoado de São Jorge - berço do Rio Tocantins e entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Violeiros, batuqueiros, improvisadores e dançarinos se juntam para exercitar e compartilhar suas artes tradicionais, passadas de pai para filho, de geração em geração. Manifestações de vários estados, de todas as regiões refluem corredores históricos da cultura espalhada pelo interior do Brasil.

Desde seu surgimento, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros tem conquistado o apoio da comunidade e, atualmente, é o mais importante evento do gênero no Brasil. Em 2006, o projeto foi selecionado pelo MinC - Ministério da Cultura, por meio do Prêmio Cultura Viva, entre as dez melhores e maiores iniciativas do país em prol das culturas populares e tradicionais.

INTERCÂMBIO

O VII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros continua crescendo a cada ano em reconhecimento aos nossos mestres da cultura tradicional e ao público fiel, que se faz presente em todas as edições. Em 2007, além dos povos indígenas, outro destaque é a participação inédita de grupos de cultura tradicional de outros países, reforçando a diversidade cultural encontrada em todo o mundo e ampliando a mistura alquímica que caracteriza o evento.

O público confere ainda a III Mostra Petrobras de Cinema de Culturas Tradicionais, apresentações de Circo e Teatro, Oficinas Culturais, Rodas de Prosa e Feira de Oportunidades Sustentáveis com o artesanato da região. É a Cultura brasileira ocupando o seu lugar de direito como precursora da identidade miscigenada que compõe nosso país.

A Agência MJ mantém um serviço de Ouvidoria à disposição de todos os meios de comunicação e instituições que recebem nossos informes. Dúvidas, solicitações, críticas e sugestões serão recebidas por meio de nosso correio eletrônico:agenciamj@mj.gov.br . Essa interação é fundamental para o aperfeiçoamento do nosso trabalho. Fones: (61) 3429 3315 ou 34293135

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Considerado extremamente violento, traficante é preso com arma
ECONOMIA
Bolsonaro anuncia que novo Bolsa Família se chamará "Auxílio Brasil"
Policial tem prisão preventiva decretada após destruir carro da namorada
REGIÃO
Prorrogadas inscrições de peritos para atuarem no Poder Judiciário de MS
Idoso é preso no Paraguai com arma de fogo e faca tipo adaga
NOVA INVESTIGAÇÃO
TCU decide abrir processo para apurar conduta de Pazuello na pandemia
Ambiental captura 1.337 animais silvestres no primeiro semestre de 2021
GERAL
Governo amplia número de vagas do último concurso da Agepen
Passageira dorme em ônibus e só descobre furto das malas na rodoviária
SELIC
Copom eleva juros básicos da economia para 5,25% ao ano

Mais Lidas

DOURADOS
Assessora vai à polícia e diz que foi ameaçada de morte por vereadora
DOURADOS
Flagrado com pistola, jovem é preso no Parque do Lago II
AMEAÇA
Mulher não aceita relacionamento do ex e ameaça a atual companheira dele de morte
DOURADOS
Casal é preso após transformar casa de homem que morreu por overdose em 'boca de fumo'