O presidente da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), o britânico Max Mosley, acertou hoje em Monte Carlo com as escuderias a introdução de uma série de mudanças no regulamento da Fórmula 1, entre elas a utilização de um novo tipo de motor, o uso de uma única marca de pneus e o fim das ajudas eletrônicas.Mosley se reuniu hoje, na sede do Automóvel Clube de Mônaco, com os diretores das dez equipes e com boa parte dos fabricantes de motores que participam do Mundial de Fórmula Um para tratar de uma série de modificações, com o objetivo primordial de reduzir os custos e dar mais controle aos pilotos.No encontro foram aprovadas algumas das medidas antecipadas por Mosley no último Grande Prêmio de San Marino e que, espera-se, sejam implementadas em 2008, embora algumas possam entrar em vigor antes.A primeira, possivelmente aplicável a partir de 2006, prevê a redução da cilindrada dos motores de 3.000 c.c. para 2.400 c.c., com um máximo de oito válvulas, em vez das dez atuais, assim como o uso dos mesmos em dois Grandes Prêmios, enquanto atualmente é permitida a utilização de um motor por corrida.A partir de 2008 serão suprimidas todas as ajudas eletrônicas e se voltaria para as caixas de câmbio manuais, com as quais os pilotos terão que pisar no pedal da embreagem para poder aumentar e reduzir as marchas.Outra das medidas para conter as despesas será o estabelecimento de um único fornecedor de pneus, o que limitaria o atual desenvolvimento exagerado entre Bridgestone e Michelin.Pretende-se com essa redução de custos aumentar de 20 para 24 o número de carros no grid de largada, com espaço para construtores artesanais, como já ocorreu nos anos 70."Em resumo, foi uma reunião muito boa. Algumas discussões foram difíceis, mas foi um debate construtivo. Discutimos tudo em detalhes, embora haja coisas nas quais ainda devemos estar totalmente de acordo para aplicá-las o mais rápido possível", declarou Mosley no fim da reunião.Sobre o sistema de classificação introduzido nesta temporada, criticado por pilotos e equipes, pode ser cancelado no fim do Mundial. "Haverá um novo sistema em 2005 e inclusive há chances de que comece a valer nesta temporada", disse Mosley.Os resultados da reunião serão apresentados ao Conselho Mundial da FIA em 30 de junho para sua aprovação.
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