Menu
Busca sexta, 23 de julho de 2021
(67) 99257-3397

Festival: arte, música e cinema na programação

20 julho 2007 - 10h42

Nomes consagrados da música brasileira, além de artistas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela estarão em destaque na quarta edição do Festival América do Sul, que será realizada entre os dias 15 e 19 de agosto, em Corumbá. As três primeiras edições do festival reuniram público de cerca de 500 mil pessoas.
Entre as atrações musicais deste ano estão Lenine, Papas na Língua, Jorge Ben Jor, Daniela Mercury, Almir Sater, Caio Ignácio, Dudu Nobre, Jair Rodrigues e Vanessa da Mata, além de Tita Parra (Chile), Coqui Marola (Argentina) e Patrício Sullivan (Argentina). Também haverá apresentação de grupos  musicais sul-mato-grossenses.
No teatro e dança, corumbaenses e visitantes poderão assistir às apresentações dos grupos brasileiros Sobrevento, Quik, Cia Senha e grupos sul-mato-grossenses, além do Dança Queka (Chile), Diablada (Bolívia) e Teatro Máscaras (Paraguai).

Entre os artistas plásticos, estarão expondo seus trabalhos Humberto Espíndola, Douglas Colombeli, Evandro Prado, Sebastián Sermino (Argentina), Joaquin Sanchez (Bolívia), Santiago Plata (Colômbia), Raul Pardo (Equador), Rocio Ortega (Paraguai), Martin Alvarado (Peru) e Andrés Fernandes (Uruguai).
As atrações continuam com as exibições dos filmes brasileiros "O cheiro do ralo", "O ano que meus pais saíram de férias", "O mundo em duas voltas", "Águas do mato", "Terra das Águas", "Entremundos", "Paralelos", "Os causos - uma poética pantaneira", "Pacato cidadão", além da mostra de vídeos
experimentais de Mato Grosso do Sul. Também estará em destaque o projeto Sapicuá Pantaneiro, para a confecção de faixas pantaneiras.
Homenagem - O premiado poeta Manoel de Barros será o homenageado do festival este ano. O autor de versos como "há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira" (O Livro sobre o Nada) nasceu em Cuiabá, mas com dois anos veio para Corumbá. Morou ainda no Rio de Janeiro e hoje reside em Campo Grande, mas não abre mão dos passeios pelo Pantanal, tema de grande parte dos seus livros.
A última "peripércia" do poeta pantaneiro, que é avesso aos holofotes, foi a participação na solenidade para acender a tocha dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Durante a cerimônia, no último dia 28 de junho, em Campo Grande, foram lidos poemas de Barros exaltando o homem pantaneiro.

Já foram homenageados nas edições anteriores do festival, também por sua importância cultural, histórica ou política, personalidades sul-americanas como Mercedes Sosa, Domitila Barrios, Milton Nascimento, Pablo Neruda, Gabriel Garcia Márquez, Simon Bolívar e Salvador Allende (Chile), entre
outros.

Locais - As atividades do festival acontecerão em diferentes lugares. No Pavilhão do Porto, uma grande tenda será montada, com arquibancadas, camarotes, bares e restaurantes, onde o público poderá assistir shows e declamações de poemas do poeta Manoel de Barros.

Na Praça Generoso Ponce, estará montada a feira dos países, com praça de alimentação, livraria e estandes institucionais. Haverá no local apresentação de dança dos países convidados e de teatro de rua. Na Casa do Artesão, terá "quebra torto com letras" e exposições de artesanato regional. As exibições dos filmes acontecerão na Praça da Independência.  Já as obras de artes plásticas, estarão em exposição na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA). Na Fundação Boticário, haverá exposição
interativa sobre o Pantanal e no Sindicato Rural de Corumbá serão realizados debates e painéis.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Donos de açougue são presos com 180 quilos de carne estragada
FRAUDE
Geraldo Resende alerta população para golpes por ligações telefônicas
Com auxílio de câmeras, suspeito de roubo em posto de combustível é preso
POLÍCIA
Com auxílio de câmeras, suspeito de roubo em posto de combustível é preso
IMUNIZANTE
Fiocruz libera mais 3,8 milhões de vacinas contra covid-19 para o PNI
VIOLÊNCIA
Homem é baleado por pistoleiros em cidade da fronteira com Paraguai
ARAL MOREIRA
Suspeito de disparos com arma de fogo é preso pela polícia civil
APREENSÕES
TJ/MS anuncia abertura de leilões com 77 lotes de veículos e sucatas
FUTSAL
Novato de MS quer surpreender na Taça Brasil e encara o atual campeão na estreia
POLÍCIA
Após perseguição, polícia apreende três veículos com produtos de contrabando e descaminho
POLÍCIA
Em meia hora, dois são presos por violência doméstica

Mais Lidas

DOURADOS
Onda de frio vai embora e previsão é de termômetros acima de 30ºC
DOURADOS
Polícia fecha 'boca' na Cachoeirinha e quatro são levados à delegacia
UTILIDADE PÚBLICA
Manutenção: onze bairros podem ficar sem água em Dourados; confira a lista
VIAS DE FATO
Confusão entre "trisal" resulta em agressão e envolvidos vão parar na delegacia