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Federalização da MS-040; deputado agora quer recursos

11 agosto 2009 - 10h06

Depois da federalização da MS-040, viabilizada por meio de representantes do Estado na Câmara e no Senado, agora é hora de viabilizar a liberação de recursos para as obras de pavimentação da rodovia. A afirmação é do deputado federal Vander Loubet (PT/MS).

Segundo o parlamentar, as audiências públicas, reuniões com diferentes autoridades estaduais e federais, com abaixo-assinado e um engajamento maciço dos municípios sulmatogrossenses e até de São Paulo, na faixa da divisa, mostraram a importância desse corredor para a transformação de uma nova fronteira de progresso. 

“Federalizada a MS-040 já está, já faz parte do Plano Nacional de Viação. Falta o toque final, que é capacitá-la para seu grande papel em favor do progresso de nosso Estado”, concluiu Vander. 
 
A estrada fica entre Campo Grande – no anel viário do entroncamento com a BR-163 – e a divisa com São Paulo, passando pelos municípios de Santa Rita do Pardo e o entroncamento com a BR-158, em Brasilândia, até chegar à ponte sobre o Rio Paraná, com cerca de 340 km de extensão, dos quais 25 km estão implantados.
Benefícios
Segundo Vander Loubet, com a inclusão no PNV, a MS-040 está apta a receber recursos federais para ser asfaltada. O novo corredor rodoviário propiciará a redução em 130 km da distância entre Campo Grande e a divisa com São Paulo, comparada à BR-267. A redução do traçado, além de diminuir as despesas com transporte, cria uma alternativa para desafogar as rodovias BR-262 e BR-267, ampliando o intercâmbio entre Mato Grosso do Sul e os Estados das Regiões Sudeste e Sul. Estima-se que três milhões de hectares serão incorporados nas regiões do Bolsão e Costa Leste ao setor produtivo.

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