Menu
Busca sábado, 15 de maio de 2021
(67) 99257-3397

FCMS realiza amanhã o 2º pré-carnaval da Capital

17 fevereiro 2011 - 11h26

contece amanhã (18), o segundo pré-carnaval de Campo Grande. Ele acontece a partir das 19h30, no Centro Comunitário do Conjunto Estrela do Sul. Esta comunidade sedia o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Cruzeiro, tradicional na Capital e terá como atrações o grupo de axé e pagode, Fuzuera, além do grupo de mulatas Tawanda e do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2011.

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realizadora do evento, espera a participação de toda a comunidade e dos apreciadores do Carnaval Campo-Grandense. No local, a bateria da escola de samba irá se apresentar para divulgar o samba enredo que vai para a avenida.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Cruzeiro foi fundado em 1981 pelo carnavalesco João Renato Pereira Guedes, o ”Picolé”, que lutou e sempre defendeu a bandeira do samba da nossa cidade.

Picolé e sua família nunca deixaram o pavilhão da escola encostado. Nos 30 anos de fundação desfilou na passarela do samba, mesmo quando não ocorreu desfile em Campo Grande. Neste período desfilou nas cidades do interior do estado como em Rio Verde, Dourados e Porto Murtinho. As suas cores principais são Vermelho e Branco e tem como símbolos a coroa e em homenagem ao Pantanal, adotou a onça pintada.

Um grande momento vivido pelo Cruzeiro foi a conquista do primeiro campeonato no grupo de acesso com o Enredo “Do tablado da magia para a passarela da glória”, uma homenagem à bailarina Neide Garrido. Depois que subiu no grupo de acesso, sempre se manteve entre as 3 primeiras no grupo especial.

A Cruzeiro sempre adotou mecanismos que surpreenderam ao público na avenida como a inesquecível comissão de frente que representou os Tuiuiús no carnaval de 1999 onde falou-se sobre Pantanal. Ela já conquistou 4 títulos: um no grupo de acesso e três no grupo especial. Nos últimos 10 anos, vem se classificando entre as 3 primeiras colocadas ficando por 3 vezes com a primeira colocação, 4 na segunda e 3 na terceira colocação, destacando-se assim como uma das escolas de samba mais tradicionais de Campo Grande.

Dentre os enredos destaca-se o primeiro que falou da história da sua fundação do Bairro Cruzeiro (origem do nome da escola), da aglomeração dos bairros Célia, Rosa e Margarida, os enredos que retrataram a Feira Central, os Deuses Gregos, Os Negros, os Antigos Carnavais, o Fantasma da Ópera, o Boi Garantido, o Cachopa, dentre outros.

Hoje escola de samba possui uma comissão carnavalesca presidida por Alan Coelho Catharinelli que juntamente com Alex Guedes, presidente da LIENCA, vêm para o carnaval de 2011 com novos ideais e novas propostas para tentar levar o título para a comunidade, com o enredo “Panteão dos Orixás – os deuses africanos e suas forças”.

FUZUERA

O grupo FUZUERA é formado por amigos do bairro Estrela do Sul, que partiram com a proposta de levar o axé à comunidade local para proporcionar um momento de descontração e lazer. O grupo musical é integrado por Jhonny (vocal), Rhuan (torpedo e voz), Raphael (surdo), Bruno (percussão / conga) e Natan (pandeiro e voz).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Temperatura continua amena em Dourados e máxima não passa de 26ºC
TEMPO
Temperatura continua amena em Dourados e máxima não passa de 26ºC
Ato da Mesa Diretora mantém Assembleia fechada para o público na pandemia
LEGISLATIVO DE MS
Ato da Mesa Diretora mantém Assembleia fechada para o público na pandemia
Prêmio da Mega pode chegar a R$ 33 milhões neste sábado
LOTERIA
Prêmio da Mega pode chegar a R$ 33 milhões neste sábado
Juscelino Cabral fala sobre audiência que discutiu segurança no trânsito de Dourados
TV DOURADOS NEWS
Juscelino Cabral fala sobre audiência que discutiu segurança no trânsito de Dourados
CAPITAL
Homem morre após bater motocicleta na traseira de caminhonete
SAÚDE
Dourados vai receber recursos para ampliação de esgotamento sanitário
BATAGUASSU
Ex-marido descarrega revólver contra mulher que fica em estado grave
EDUCAÇÃO
Professores desenvolvem projeto que busca integrar Escola e Universidade
Jovem de 21 anos é autuada por incêndio em vegetação e resíduos
SAÚDE
Anvisa autoriza produto à base de cannabis em projeto com a Fiocruz

Mais Lidas

CORONAVÍRUS
Murilo Zauith passa por reabilitação e segue internado em SP
TRÁFICO DE DROGAS
Chefe do 'Comando Vermelho' e foragido há seis meses é preso em Dourados
DOURADOS
Criança encontrada morta apresentou problemas estomacais uma semana antes
CACHOEIRINHA
Polícia fecha ponto de distribuição de drogas e prende abastecedor