Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
SAÚDE & BEM - ESTAR

Falando dos Distúrbios de Aprendizagem

15 setembro 2020 - 09h05Por Luciane Sperafico

A Psicopedagoga Especialista em Neuropsicologia “Luciane Sperafico” explica um pouco mais sobre os DIS (Distúrbios de Aprendizagem /ou Transtornos de Aprendizagem).

O começo da vida escolar é um período de desafios para a criança, pois além de iniciar uma rotina que vise ao seu desenvolvimento pedagógico, ela também precisa passar por uma fase de adaptação com os coleguinhas, com os educadores e, também, com exercícios que a auxiliarão dali em diante como estudante.

O aprendizado de um aluno não deve ser visto como algo pronto e genérico, pois cada criança tem o seu tempo de aprendizagem. Uns aprendem rapidamente, outros demoram um pouco mais. No entanto, pode haver casos de uma criança que leva muito mais tempo para aprender determinadas coisas. É importante lembrar sempre que existe uma diferença muito grande entre distúrbio de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem. Trataremos aqui sobre o primeiro item, que se refere aos Distúrbios. 

Eles não são simplesmente uma consequência de uma falta de oportunidade de aprender nem são decorrentes de qualquer forma de traumatismo ou de doença cerebral adquirida. Ao contrário, pensa-se que os Distúrbios ou Transtornos originam-se de anormalidades no processo cognitivo, que derivam em grande parte de algum tipo de disfunção biológica.

Os problemas de processamento tem base neurológica e podem interferir na aprendizagem de habilidades básicas, como leitura, escrita e/ou matemática.

A identificação precoce de um possível ou suposto quadro de incapacidade, ou problema de Aprendizagem no ambiente escolar sensibiliza os educadores para o exercício de um novo olhar: “olhar” mais cuidadoso, criterioso, investigativo e com mais participação na vida escolar dessa criança.

O diagnóstico que envolve a exclusão de outras condições e dificuldade por parte da criança, deve voltar-se para uma série de sinais e sintomas muito peculiares, que podem sugerir a suspeita e levar a procura de profissionais especializados para tal diagnóstico.

Para cada hipótese, temos um entendimento neurológico e evolutivo de cada expressão e seu respectivo significado.

O Código de Doenças Internacionais (CID10) define os Transtornos de Aprendizagem (ou Distúrbios de Aprendizagem), como sendo transtornos nos quais os padrões normais de aquisição de habilidades são perturbados desde os estágios iniciais do desenvolvimento.

E Como entender os DIS? 

Dislexia, Disortografia, Disgrafia e Discalculia!

Dislexia é a incapacidade de processar o conceito de codificar e decodificar a unidade sonora em unidades gráficas (forma de grafemas) com capacidade cognitiva preservada (nível de inteligência normal).
 
Veja alguns sinais referentes à Dislexia;
 
*Lê as palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço: realiza pausas maiores em lugares não esperados (no meio da frase, por exemplo);
 
*Frequentemente advinham palavras, ou seja, ao ver a palavra “geográfico”, pode ler “geométrico”, já que muitas vezes pode adivinhar o final da palavra pela decodificação só do início dela;  
 
* Tem dificuldade para entender o sentido do que é lido: a pessoa pode ler o texto com precisão, mas, pelo esforço da leitura com maior dificuldade, muitas vezes não consegue acompanhar a sequência do texto;
 
*Dificuldade de ortografia: pode adicionar, omitir ou substituir letras, por exemplo, além da dificuldade em soletra-las; 
 
Os Disléxicos têm capacidade para aprender todas as funções sociais e até altas habilidades, desde que, bem diagnosticado, seja trabalhado nas áreas corticais favoráveis e com estratégias e intervenções adequadas.
 
Essas intervenções devem valorizar as funções viso-motoras da criança, imagens com significado e significante associados a ritmo e memória visual auxiliando sua memória auditiva, para que desenvolva a capacidade por outras rotas (sabendo-se que sua rota fonológica é prejudicada).
 
Disortografia: Definimos como Disortografia, os erros na transformação do som no símbolo gráfico que lhe corresponde.
 
Nem sempre a Disortografia faz parte da Dislexia e pode surgir nos transtornos ligados á má alfabetização, na Dificuldade de atenção sustentada aos sons, na memória auditiva de curto prazo (Deficit de Atenção) e também nas dificuldades visuais que podem interferir na escrita.
 
Disgrafia: Não se pode confundir ou comparar a Disgrafia com Disortografia, pois a Disgrafia tem características próprias. 
A criança com Disgrafia apresenta uma escrita ilegível decorrente de dificuldades no ato motor de escrever, alterações na coordenação motora fina, ritmo, e velocidade do movimento, sugerindo um transtorno práxico motor (psicomotricidade fina e visual alteradas).
 
Discalculia do desenvolvimento é uma dificuldade em aprender matemática, com falhas para adquirir a adequada proficiência neste domínio cognitivo. 
As crianças que apresentam esse tipo de dificuldade realmente não conseguem entender o que é pedido nos problemas propostos pelo educador (professor/pais).
 
Não conseguem descobrir a operação pedida no problema: somar, subtrair, multiplicar ou dividir. Além disso, é muito difícil para a criança entender as relações de quantidade, ordem, espaço, distância e tamanho.
 
Deficit de atenção
 
Esse deficit é caracterizado pela falta de atenção, mas não, é algo voluntário. Lembre-se que isso também é um distúrbio de aprendizagem. Nesse caso, a criança não consegue fixar sua atenção ao que está sendo ensinado.
 
Em suma, quanto mais cedo qualquer problema de Aprendizagem for percebido, procure verificar as causas e consulte um profissional especializado, (Psicopedagogo com especialidade em Neuropsicologia) que é preparado para Avaliar e Atender crianças ou adolescentes com problema de  Aprendizagem.
 
Lembre-se: tratamento é sempre a melhor saída para o desenvolvimento de seu filho!
 
Se quiser iniciar uma avaliação ou tratamento (Psicoterapia), conheça os nossos serviços, estamos atendendo com as todas as medidas de segurança, recomendações de prevenção e proteção à COVID-19.   
 
A pandemia do Coronavírus irá passar e precisamos entender que nós continuaremos. Cuide de você para que os danos sejam mínimos, físicos e mentais. E não se esqueça: juntos atravessaremos esse momento da melhor forma possível!
 
 Para mais informações não deixe de entrar em contato conosco!
Agende sua Avaliação e Tratamento no CENAIPP
CENTRO DE ATENDIMENTO E INTERVENÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, PSICODIAGNÓSTICO / PSICOLOGIA/ NEUROPSICOLOGIA/COACH VOCACIONAL & CARREIRA
 
Os contatos: (67)999548716 / (67)34210550
 
Rua Ciro Melo, 2280 Centro- Dourados/MS
 
Facebook-Cenaipp
 
“Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”
 
* Mestre em Psicologia
* Psicanalista
* Psicopedagoga
* Pedagoga 
*Neuropedagoga
* Especialista Em Neuropsicologia 
* Atualização Em Reabilitação Neuropsicológica
* Hipnoterapeuta
* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
* Analista Comportamental DISC pela SLAC
* Coach de Carreira &Coach Vocacional
* Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
* Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional &Treino Cognitivo (Atenção)
* Formação em Psicologia Positiva 
* Formação em Terapia do Esquema
 

 

 

Leia Também

CASSILÂNDIA
Motorista é preso após entrar na contramão, atropelar ciclista
EDUCAÇÃO
Unidade 1 da UFGD está atendendo, de forma restrita, pela recepção
GREVE
Funcionários dos Correios acatam decisão judicial e voltam ao trabalho
EDUCAÇÃO
UEMS prorroga até esta quarta-feira a eleição da Comissão Permanente
SAÚDE
Justiça libera recursos para compra de medicamento para o bebê Írio
PONTA PORÃ
Polícia Federal apreende 42 quilos de cocaína na região de fronteira
CAMPO GRANDE
Cabeleireiro encontrado em córrego sofria de depressão e deixa filha de 12 anos
JUDICIÁRIO
Vendedores de imóvel devem restituir valor da entrada de contrato rescindido
DEFRON
Polícia apreende veículo com drogas escondidas em compartimento oculto
BRASIL
Com emendas do Senado, Câmara aprova novo Código de Trânsito Brasileiro

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita