Dois aviões multimissão KC-390 Millenium foram colocados de prontidão para um possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia. A informação foi confirmada na manhã de hoje (26) pela Força Aérea Brasileira (FAB).
"As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais: o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e o apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto ocorrido em agosto de 2021 no Haiti", diz publicação na conta da FAB no Twitter.
Ainda não foram divulgados pela FAB ou o Itamaraty detalhes sobre onde, quando ou como será feita a retirada dos brasileiros. Ontem (25), foi informado pela Embaixada do Brasil na Ucrânia o desembaraço de um trem para o transporte de cidadãos brasileiros e latino-americanos. O comboio deveria partir da capital Kiev com destino à cidade de Chernivtsi, a oeste do país, ainda na noite de sexta-feira.
Entre os brasileiros em Kiev estão dezenas de jogadores que atuam no futebol ucraniano. Em uma transmissão e em publicações pelo Instagram, a esposa do zagueiro Marlon Santos, Maria Paula Marinho, disse que eles foram avisados a ir do hotel até a estação de trem em pouco mais de meia hora.
Em nota, a embaixada alertou que a "situação de segurança e de disponibilidade de transporte na cidade é instável e sujeita a mudanças repentinas, de modo que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos”.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163
Assembleia Geral - Douracooper
OPERAÇÃO ABATEPF cumpre mandados em MS em ação contra o tráfico de cocaÃna

Quando a justiça tem voz de mulher

PF faz operação contra vazamento ilegal de dados de ministros do STF

Projeto que proÃbe constrangimento a vigilantes na pauta de votação da ALEMS nesta quinta

Homem morre no Hospital da Vida após ser atropelado pela companheira

Detran esclarece sobre resultado 'não concluÃdo' no exame prático
Pé-de-meia paga parcela aos nascidos em novembro e dezembro

Funcionário de frigorÃfico é detido acusado de furtar pedras de fel
Mais Lidas

Prefeitura inicia limpeza de terrenos baldios após descumprimento de notificações

Justiça mantém condenação de morador que instalou câmeras voltadas para casa de vizinha

Mulher morre em grave acidente entre Dourados e Indápolis

Aeronaves são do mesmo modelo usado em outras missões humanitárias - Crédito: Divulgação/Força Aérea Brasileira