Aberta no dia 27 de novembro pelo prefeito Laerte Tetila (PT), pela presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Iracema Tibúrcio, e por Miguel Salum, da Casa da Criança, de Campo Grande, a 1º Expo-Verde e Flor de Dourados continua sendo bastante visitada pela população da cidade e de municípios vizinhos, que tem ido apreciar e comprar as novidades vindas de Holambra, cidade do interior paulista considerada ‘’a capital das flores’’ do país.
Os destaques da feira, que acontece até domingo, 27, no antigo Mercado Catarinense, são as plantas exóticas/ornamentais, as Plantas Carnívoras, os Cactos, os Bonsai - árvores em miniatura - e réplicas de plantas frutíferas em miniatura. A reposição constante dos produtos , proporcionada pela chegada alternada de caminhões trazendo novidades e repondo estoques, tem contribuído, segundo os organizadores, para o sucesso de freqüência e de vendas da feira, que deve ser incluída no calendário de atividades anuais da cidade.Rosas, Lírios, Orquídeas e muitas outras flores de diferentes cores e espécies, arranjos e plantas ornamentais são algumas das atrações da Expo Verde e Flor , que é realizada anualmente em diversas cidades do país.
Em Dourados a realização é uma parceria entre a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Casa da Criança, de Campo Grande, com apoio da prefeitura de Dourados, através da Seictur (Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo). Empresas e instituições também montaram stands no local.Parte da renda obtida com as vendas será revertida para obras assistenciais tanto da Rede como da Casa da Criança.