Menu
Busca quinta, 28 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Exoneração de Nicoletti será oficializada amanhã pela Funai

30 dezembro 2009 - 11h03

A direção nacional da Funai (Fundação Nacional do Índio) deve confirmar nos próximos dias a saída da atual administradora regional do órgão, no cone sul, Margarida Nicoletti.

Segundo Margarida, a expectativa é de que a exoneração seja publicada até a edição de amanhã (31) do Diário Oficial da União. “Estou aguardando pela publicação. Entreguei o pedido de exoneração à presidência em novembro. Pelo acordo que foi firmado, permaneceríamos no cargo apenas até o final do exercício 2009. Por isso, esperamos que a exoneração saia até o dia 31”, comentou a administradora.

Margarida Nicoletti também garantiu que ainda não existe nenhuma definição por parte da direção nacional da Funai sobre o nome do futuro administrador do órgão no Cone sul. O nome mais cotado é o da bióloga e ex-presidente da ONG (Organização Não-Governamental) Pulsar, Arlete Pereira de Souza, esposa do vereador Dirceu Longhi (PT).

Recentemente, alguns órgãos de imprensa de Mato Grosso do Sul chegaram a noticiar que Margarida seria substituída por Arlete. No entanto, a informação foi negada pela direção nacional da Funai. Há 50 dias, um grupo formado por pelo menos 80 índios está acampado em frente à sede da Funai em Dourados para cobrar a saída de Margarida. No dia 16 de dezembro, um grupo formado de aproximadamente 30 índios terenas e guarani-caiuás ocupou a sede da Funai, em Dourados, para cobrar novamente a substituição da atual administradora.

Durante a ocupação, 24 pessoas, sendo 22 servidores da Funai, um policial federal e um repórter, foram feitas reféns pelos índios. Os reféns foram libertados duas horas depois do início da ocupação, após intensas negociações entre os líderes do movimento e a Polícia Federal. Eles desocuparam o prédio depois que a presidência do órgão, em Brasília, enviou um fax com a exoneração de Margarida Nicoletti. Pelo documento, o ato de exoneração será cumprido até o dia 31 de dezembro. A data coincide com o acordo firmado no mês passado pela administradora e o presidente da Funai Márcio Augusto Meira, que garante a permanência de Margarida no cargo até o final do ano.

MUDANÇA
A disputa interna pelo comando da administração regional da Funai, no Cone sul, também deverá provocar diversas mudanças no gerenciamento do órgão na região. Conforme Margarida Nicoletti, uma das primeiras alterações que devem ser confirmadas pelo comando nacional do órgão é a transferência da sede administração da Funai de Dourados para Ponta Porã.

Segundo Margarida, nos próximos dias a direção nacional da Funai deverá publicar uma portaria, transformando a administração de Dourados em núcleo, subordinado à administração regional de Ponta Porã. A transferência da sede da administração faria parte do processo de reestruturação da Funai, anunciado ontem pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Margarida, que é funcionária de carreira da Funai, o processo de reestruturação do órgão prevê a descentralização do comando da Funai, com a criação de novos núcleo, superintendências e coordenadorias.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÁFICO
Adolescente de 15 anos é apreendido com 23 quilos de maconha
ECONOMIA
Mais de 100 veículos estão disponíveis no segundo leilão de sucata
DOURADOS
Ministro do STJ nega pedido de Braz para suspender decisão que pode custar mandato
TRÁFICO DE DROGAS
Homem é preso transportando toneladas de maconha na BR-463
UFGD
Universitários podem se inscrever em competição de esportes on-line
LOTERIA
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 38 milhões
CAPITAL
Golpista clona WhatsApp de vereador e pede dinheiro a pelo menos 30 pessoas
AJUDA DE 600 REAIS
Mais 2,5 milhões de pessoas recebem hoje o Auxílio Emergencial
MORENINHAS
Idoso morre carbonizado durante incêndio em residência
IMPOSTO
Licenciamento de veículos com placas final 1 e 2 vence nesta sexta

Mais Lidas

DOURADOS
Paciente com suspeita de coronavírus afasta mais de 20 profissionais da saúde no HV e UPA
PANDEMIA
Dourados é "campeã" de casos de coronavírus em MS pelo 3º dia consecutivo
PANDEMIA
Dourados investiga morte com suspeita do novo coronavírus
DOURADOS
Empresários cobram de Délia prova científica para justificar toque de recolher