Menu
Busca terça, 28 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
RURAL

Excelência na gestão de empresa rural é tema de palestra no 14º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha

13 agosto 2014 - 19h45

A experiência de tornar uma propriedade rural, de perfil familiar, em uma empresa moderna, com foco na excelência de gestão. Este é o enfoque da palestra ‘Profissionalização da gestão da empresa rural’, que será ministrada pelo presidente do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Eduardo Riedel, nesta quinta-feira (14), último dia do 14º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha.

O evento reúne desde terça-feira (12), no Hotel Zagaia, em Bonito, técnicos, pesquisadores e produtores interessados em aprimorar o método de aproveitar a palha de uma cultura para enriquecer o solo no cultivo da próxima. A palestra de Riedel faz parte do painel Gestão da Propriedade Rural e será baseada no case da empresa familiar Sapé Agropastoril, localizada em Maracaju.

Na palestra, Riedel, que é diretor presidente da empresa, vai abordar as vantagens e desvantagens de uma empresa familiar rural e contar a história da Sapé, gerida hoje por um conselho de acionistas. À frente da propriedade desde 1994, o presidente da Famasul instituiu planejamento estratégico com enfoque na gestão de pessoas, avaliação de desempenho organizacional e participação nos resultados. Em 2009, a empresa rural passou a adotar o Modelo de Excelência de Gestão, baseado nos critérios da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Tendo como atividades a pecuária de corte com seleção de animais da raça Brangus e a produção de grãos e de cana-de-açúcar, a Sapé teve origem na década de 1930, com a criação de gado. Viveu a transformação do setor agrícola na década de 70, com a introdução da agricultura e, mais recentemente, investindo no melhoramento genético utilizando ferramentas de seleção para o melhoramento do rebanho.

Sobre o encontro – O 14º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha ocorre a cada dois anos, sempre em uma região produtora em destaque no Brasil. A programação conta com painéis cujos temas são voltados à técnica do plantio e seus benefícios, bem como palestras e debates sobre fitossanidade, manejo adequado do solo, entre outros assuntos. O plantio direto na cana-de-açúcar também será discutido, tendo em vista a crescente produção sucroenergética no Estado.

O evento realizado no Centro de Convenções de Bonito, é promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), em parceria com a Fundação MS, Sistema Famasul e Embrapa Agropecuária Oeste, e conta com apoio do Sistema OCB-MS, Aprosoja MS, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Unigran, Grupo Plantio na Palha (GPP) e outras instituições. Para mais informações sobre a programação, acesse: [www.febrapdp.org.br](www.febrapdp.org.br).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tchau, sedentarismo: 5 passos para sair do sofá e começar a correr
BELEZA E ESTÉTICA
Tchau, sedentarismo: 5 passos para sair do sofá e começar a correr
Atleta do MS disputa Mundial de Canoagem Maratona na Romênia
ESPORTE
Atleta do MS disputa Mundial de Canoagem Maratona na Romênia
FUTEBOL
Clubes decidem pelo retorno de público no Brasileirão da Série A
Filhotes de papagaio que caíram de ninho e tucano atropelado são resgatados
REGIÃO
Filhotes de papagaio que caíram de ninho e tucano atropelado são resgatados
Decoração econômica em tempos de crise: aposte nessas 4 tendências!
ARQUITETURA E DESIGN
Decoração econômica em tempos de crise: aposte nessas 4 tendências!
ECONOMIA
Inadimplência das micro e pequenas empresas cai 0,9% em agosto
COMER BEM
Veja essa receita de pastel com 3 ingredientes com uma massa que desmancha na boca
POLÍCIA
Encapuzado, homem invade comércio e furta rolos de cabos elétricos
NEGÓCIOS E CIA
8 dicas para reduzir as dívidas e organizar a vida financeira
ATLETISMO
Atleta de MS é bronze no dardo no Sul-Americano Sub-18

Mais Lidas

REGIÃO
Acidente entre Dourados e Fátima do Sul matou mulheres e deixou policial ferido
EXECUÇÃO
Justiceiros matam mais um na fronteira e deixam recado
DOURADOS
Mulher é agredida em discussão e desfere golpe de faca no órgão genital do companheiro
HOMICÍDIO
Com tiros na cabeça e peito, jovem é executado em Pedro Juan Caballero