As mais de 80 famílias desalojadas pela enchente que divide em dois o bairro San Rafael, de Ciudad del Este/PY, receberam neste final de semana donativos entregues por uma organização não-governamental formada por paraguaios que, atualmente, residem nos Estados Unidos.
De acordo com o Diário Vanguardia, trata-se da organização Paraguaios Unidos em Ação (PUA), com sede em Nova York e representada, na região fronteiriça, por July Peralta, que juntamente com voluntários, entregou cestas básicas aos moradores mais afetados pela cheia do rio Paraná e do arroio Acaraymí.
Além da entrega de donativos no San Rafael, os voluntários da PUA realizaram, na semana passada, a distribuição de alimentos a indígenas que vivem em precárias condições nas imediações da rodoviária de Ciudad del Este.
A cheia no vale do rio Paraná, que deve continuar até a segunda quinzena de fevereiro ou início de março, atinge não apenas os bairros baixos de Ciudad del Este, mas, também, cidades situadas mais ao sul, como Encarnación e Ayolas.
Em Encarnación, por exemplo, praticamente todo o centro histórico da cidade encontra-se sob lâmina de até um metro de água, obrigando à evacuação imediata de residências e locais comerciais que, de uma forma ou de outra, terão de ser abandonados para a formação do lago de Yacyretá (Paraguai / Argentina).
Já em Ayolas, tradicional centro pesqueiro da margem paraguaia do rio Paraná, bairros como o María Auxiliadora e o Barreto Cué encontram-se ilhados devido ao aumento do nível das águas, que atinge, também, povoados ribeirinhos da margem argentina.