Com objetivo de promover a cultura indígena e o turismo, Antunes Mendes, acadêmico do curso de Turismo, apresentará no no próximo sábado, dia 19 de agosto, às 19 horas, na Escola Sullivan, projeto turístico cultural sobre os índios terena que vivem em Campo Grande. Para desenvolver o projeto, o estudante contou com a assessoria técnica da Universidade Livre do Meio Ambiente e do Turismo para o Desenvolvimento Sociocultural de Mato Grosso do Sul (Ambtur), que "clicou" diversas pessoas indígenas que vivem na Aldeia Indígena Urbana Marçal de Souza, para transformá-las em cartões postais que, posteriormente, serão vendidos aos turistas que visitam a capital. Mendes também fez uma pesquisa de opinião junto aos representantes de operadoras de turismo, turistas, profissionais liberais e estudantes, para que escolhessem as melhores fotos dos postais. Os recursos obtidos com a venda dos cartões serão repassados, em sistema de parceria, aos índios fotografados.Além dos postais, o estudante vai lançar um livreto de bolso, com 12 páginas que conta um pouco da história dos índios terena do Pantanal Sul. O conteúdo, direcionado aos turistas, foi produzido a partir dos dados da dissertação de mestrado do biólogo professor mestre Munier Abrão Lacerda. O material traz informações gerais sobre o tronco lingüístico dos Terenas, seus hábitos e costumes. Também descreve como eles chegaram a Campo Grande e como vivem na aldeia. “A intenção deste projeto é divulgar a beleza e importância da cultura indígena do nosso Estado. Também visa à integração entre índios e o mercado turístico. A nação terena tem um papel importantíssimo na formação da nossa Capital. Muitos turistas querem saber mais sobre eles. Este trabalho é uma homenagem ao nosso povo”, descreve Antunes. São parceiros do projeto, o Conselho Tribal Terena do Loteamento Indígena Marçal de Souza, Associação de Moradores do Bairro Marçal de Souza, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, além de empresários do turismo sul-mato-grossense. Para o evento está prevista a participação de jornalistas, acadêmicos de turismo, trade turístico e instituições afins.