Menu
Busca quarta, 08 de abril de 2020
(67) 9860-3221

Aluna de Itaquiraí é semifinalista da Olimpíada de Língua Portuguesa

27 novembro 2012 - 09h52

A Escola Estadual Professor José Juarez Ribeiro de Oliveira, de Itaquiraí, mais conhecida como Escola JJ, está representada pela segunda vez consecutiva na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no gênero artigo de opinião, classificado entre os quatro melhores de Mato Grosso do Sul. Ela participará, em Belo Horizonte, de 27 a 29 de novembro, da oficina da Olimpíada, evento que decide os finalistas da categoria.



O artigo escolhido é de Patrícia Rafaéla Mendonça, do 3º ano do ensino médio, cujo tema é “O lugar onde vivo”, que abordou o bosque municipal, local muito utilizado por usuários de entorpecentes. Muitos crimes, inclusive homicídios, foram cometidos no local e por isso existe um dilema popular na cidade: “desmatar ou não o referido bosque?”



“O trabalho desenvolvido e o material enviado pela comissão da Olimpíada de Língua Portuguesa é muito enriquecedor e valioso, porque não se trata de uma prova, são oficinas que o aluno vai participando, vai criando e produzindo textos de uma certa forma lúdica e que no final o produto é maravilhoso. Essas oficinas incentivaram inclusive a criação de blogs por parte dos alunos, onde eles passaram a criar textos sobre os mais variados temas, o que já é de uma certa forma uma recompensa, pois, através de seu trabalho os alunos estão se transformando em escritores e formadores críticos de opiniões”, ressalta a professora Alessandra Aparecida Neves, que orienta e acompanha Patrícia neste projeto.



Sobre as Olimpíadas



A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.



A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o País. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental (EF) ao 3º ano do ensino médio (EM), nas categorias: Poema - no 5º e 6º anos EF; Memórias - no 7º e 8º anos EF; Crônica - no 9º ano EF e 1º ano EM e Artigo de opinião - no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.



Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
MS confirma mais cinco casos de coronavírus em 24h
ECONOMIA
Aneel suspende por 90 dias aplicação de reajustes de energia em MS
MUNDO
Novos casos da covid-19 dobram na China e bolsas de valores caem
Educação
Ama estudar línguas? Conheça as profissões tradutor e intérprete
PROJETO
Cobrança de empréstimos consignados poderá ser suspensa por 90 dias
Dourados News
Campanha Solidária "Anjos de Dourados"
ARTIGO
Você sabe a diferença entre transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem?
CRIME AMBIENTAL
Mulher de 66 anos é autuada em R$11,7 mil por derrubada de árvores
POLÍTICA
Com 19 cadeiras, Câmara de Dourados já teve 25 vereadores na atual legislatura
PANDEMIA
MP volta a recomendar uso de Fundo Municipal para combater o coronavírus

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher tenta desviar de buraco, é atropelada por carreta e morre
FLEXIBILIZAÇÃO
Com restrições, comércio volta a funcionar amanhã em Dourados
FLEXIBILIZAÇÃO
Confira o que muda em Dourados com novo decreto do comércio
DOURADOS
Vítimas foram atingidas com 12 disparos de pistola no Jardim Carisma