Menu
Busca quinta, 24 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
OLIMPÍADAS NO BRASIL

Tocha Olímpica dos Jogos do Rio 2016 passará por Dourados

19 junho 2015 - 15h30

O município de Dourados está entre os 83 do Brasil escolhidos como “cidade celebração” que, além de fazer parte da Rota do Revezamento da Tocha Olímpica, vai receber um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações. A escolha foi feita por uma equipe do Comitê Olímpico Internacional, responsável pela realização das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro e anunciada no início do mês de maio, em caráter sigiloso.

O lançamento da rota de revezamento da tocha vai acontecer no próximo dia 3 de julho, em Brasília, possivelmente com a presença da presidente da República Dilma Rousseff, no auditório da Fundação Habitacional do Exército.

O encontro em que houve o anúncio da participação de Dourados aconteceu no dia 5 de maio.
Ao todo, 250 cidades vão receber o tour da Tocha Olímpica, mas apenas 83 cidades serão Celebração do evento. A Funed (Fundação de Esportes de Dourados) mantém contato direto com o Comitê Organizador, se informando sobre todos os preparativos para que esse evento seja um momento inesquecível.

As Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos de 2016 será realizado de 5 a 21 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro. A escolha foi feita durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, que aconteceu em Copenhague, Dinamarca, em 2 de outubro de 2009. Os jogos acontecem em praças esportivas na Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã. A Paralimpíadas será de 7 a 18 de setembro do mesmo local. O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã.

Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México 1968. Será também a terceira vez que acontecerão no hemisfério sul, depois de Melbourne 1956 e Sydney 2000.

Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do rugby sevens e do golfe e foram aprovados durante a 121ª Sessão. O programa dos Jogos ainda poderá ser expandido, após o sucesso de novas modalidades incluídas nos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude realizados em Singapura em 2010.

A rota

A partir de maio do próximo ano, a tocha percorrerá 250 cidades brasileiras ao longo de 100 dias. A expectativa dos organizadores é a de que o percurso seja capaz de envolver pelo menos 90% da população brasileira. O modelo da tocha já foi definido. “É um desenho bastante brasileiro, bastante clássico e lindo”, disse o diretor de comunicação do Comitê Organizador da Olimpíada, Mário Andrada. A apresentação, porém, não tem data ainda para acontecer.

O presidente do Comitê, Carlos Arthur Nuzman, disse que a passagem da tocha vai ser histórica para as cidades escolhidas. Durante o revezamento, 10 mil pessoas deverão carregar a tocha olímpica. Ela será acesa em Olímpia, na Grécia, e percorrerá o país europeu durante uma semana antes de desembarcar no Brasil.

Até a chegada ao Maracanã, na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio, em 5 de agosto de 2016, a tocha terá passado por 250 cidades, incluindo todas as capitais. O percurso terá 20 mil quilômetros de estrada e 10 mil milhas pelo ar ao longo de 25 semanas.





Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO
Motociclista é preso após desacatar policiais
PANDEMIA
Novo decreto flexibiliza medidas de prevenção contra o coronavírus em Dourados
MEIO AMBIENTE
Sala de Crise do Pantanal vai propor ações de enfrentamento à seca
EDUCAÇÃO
Estudantes com Fies podem suspender pagamentos até o fim da pandemia
REGIÃO
Para garantir abastecimento de água em Ladário e Corumbá, Governo do Estado adota medidas preventivas
TRÁFICO DE DROGAS
Polícia localiza droga em Van e mulher é presa
ELEIÇÕES 2020
Alan Guedes é o terceiro a registrar nome para disputa pela prefeitura
EDUCAÇÃO
CIEE lança programa para capacitar estudantes do ensino médio
RURAL
Precoce MS recebe reconhecimento nacional e produtores comemoram resultados
DOURADOS
Em live no Instagram, curso de Psicologia fala sobre isolamento social, sofrimento psíquico e pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Carro carregado com calhas capota após colisão e mulher fica ferida
PARANÁ
Traficante Elias Maluco é encontrado morto em presídio federal
PEDRO JUAN
Terror na fronteira: três veículos de luxo são incendiados em pontos distintos
PANDEMIA
Prefeitura e MPE entram em acordo para retorno das aulas presenciais na rede privada