Menu
Busca terça, 28 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
FUTEBOL

STJD: América-MG consegue recuperar 15 de 21 pontos perdidos

02 outubro 2014 - 12h08

Em julgamento realizado na manhã desta quinta-feira, o América-MG conseguiu diminuir a sua pena no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por escalar o lateral esquerdo Eduardo de forma irregular na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe conseguiu reduzir de 21 para 6 o número de pontos a serem descontados. Com essa vitória no tribunal, o time sai da lanterna para a décima posição da tabela, agora com 34 pontos (antes com 19).

Para a sessão de agora há pouco, o clube teve um reforço: o advogado Mario Bittencourt, que salvou o Fluminense do rebaixamento, foi contratado para assumir o caso. Vice-presidente de futebol da equipe carioca, o especialista conseguiu reverter a decisão anterior. No ano passado, ele foi o principal personagem dos julgamentos de Portuguesa e Flamengo, que escalaram jogadores irregulares, e virou ídolo da torcida tricolor.

Bittencourt convenceu os auditores do STJD de que o América-MG deveria perder apenas os pontos referentes ao jogo em que Eduardo atuou. O lateral foi relacionado para quatro partidas, mas entrou em campo apenas em uma delas. Com isso, o clube foi punido com três pontos pela vitória, mais três pela irregularidade.

###Diferença do caso Lusa e Fla
No fim de 2013, Portuguesa e Flamengo escalaram Héverton e Flamengo de forma irregular. O primeiro havia sido punido em dois jogos de suspensão e o segundo tinha sido expulso da Copa do Brasil e tinha que cumprir o cartão vermelho no Brasileiro, mas os clubes erraram e colocaram os dois em campo.

Como parte da defesa no ano passado, Mario Bittencourt e outros especialistas em direito desportivo alegavam que os atletas não precisariam nem ter entrado em campo, que bastava estarem na súmula para que os times perdessem pontos. O advogado diz que mantém seus argumentos e explica a diferença entre os casos.

"O 46 do Regulamento Geral da Competição é o que explica a diferença que há entre os dois casos. Vale lembrar que André Santos e Heverton jogaram. Mas se não tivessem jogado, os clubes seriam punidos da mesma forma. O artigo mencionado diz que para caso de transferências um atleta pode até ficar no banco e aparecer na súmula que isso não contará como "atuação". Ou seja, se um jogador ficar quinze rodadas como reserva de um clube, ele poderá ser transferido para outro da mesma série, sem nenhum problema", afirmou, em contato com a reportagem.

"Mas em caso de punição é diferente. Se o jogador foi punido no STJD, ele não pode aparecer de forma alguma na súmula da partida", completou.

###Entenda o caso
Eduardo começou a temporada no São Bernardo, no qual disputou o Campeonato Paulista e dois jogos da Copa do Brasil. Ele foi transferido para a Portuguesa, jogando seis jogos pela Série B, e posteriormente ao América-MG. O jogador até já deixou a equipe alegando problemas particulares.

Ele foi relacionado pelos mineiros em quatro jogos da segunda divisão. Isto, segundo a Promotoria do STJD, desrespeitou o artigo 49 do Regulamento Geral de Competições da CBF, que foi atualizado neste ano. "Um clube não poderá incluir em sua equipe, na mesma temporada, um atleta que já tenha atuado por dois outros clubes, em quaisquer das competições coordenadas pela CBF", aponta o código.

Dessa forma, Eduardo estaria inapto a ser relacionado pelo América-MG, porque infringiria o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de escalações irregulares e fala em "incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida."

Deixe seu Comentário

Leia Também

Encapuzado, homem invade comércio e furta rolos de cabos elétricos
POLÍCIA
Encapuzado, homem invade comércio e furta rolos de cabos elétricos
8 dicas para reduzir as dívidas e organizar a vida financeira
NEGÓCIOS E CIA
8 dicas para reduzir as dívidas e organizar a vida financeira
Atleta de MS é bronze no dardo no Sul-Americano Sub-18
ATLETISMO
Atleta de MS é bronze no dardo no Sul-Americano Sub-18
REGIÃO
Homem é preso vestido com roupa da vítima após furtar residência
Quatro são presos em operação contra furto de energia elétrica
CAMPO GRANDE
Quatro são presos em operação contra furto de energia elétrica
VEÍCULOS MS
Guia de compras: dicas para escolher o som automotivo
POLÍCIA
Polícia recupera TV furtada em agosto, mas autor segue foragido
EDUCAÇÃO
Unidades educacionais tem espaço ideal para divulgar serviços no caderno "Educação" do Dourados News
HOMENAGEM
No Dia do Doador de Órgãos, ALEMS celebra 15 anos do Banco de Olhos da Santa Casa
PANDEMIA
Em um dia, Dourados tem seis vezes mais recuperados do que infectados pela Covid

Mais Lidas

REGIÃO
Acidente entre Dourados e Fátima do Sul matou mulheres e deixou policial ferido
EXECUÇÃO
Justiceiros matam mais um na fronteira e deixam recado
DOURADOS
Mulher é agredida em discussão e desfere golpe de faca no órgão genital do companheiro
HOMICÍDIO
Com tiros na cabeça e peito, jovem é executado em Pedro Juan Caballero