Menu
Busca terça, 27 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
FUTEBOL

Sorteio dos grupos da Copa 2018 começa ao meio dia desta sexta-feira

01 dezembro 2017 - 07h08Por G 1

A partir das 12h (MS) desta sexta-feira, dia 1º de dezembro, sua imaginação estará liberada para voar. A edição de 2018 da Copa do Mundo, esse torneio que os amantes do futebol aguardam ansiosamente por quatro anos, ganhará uma cara. O sorteio dos grupos vai revelar quem joga contra quem, quando e onde. Jogadores, técnicos e torcedores de 32 seleções conhecerão caminhos diferentes que levaraá apenas uma delas ao destino final: erguer o troféu mais cobiçado.

Em Moscou, capital da Rússia, país-sede do próximo Mundial, a tabela será definida num evento que deve provocar fortes reações: a Espanha, uma das favoritas, enfrentará qual cabeça-de-chave? Vem daí um grupo da morte? Argentina e Portugal, dos supercraques Messi e Cristiano Ronaldo, vão precisar superar que adversários para avançar?

E, logicamente, o Brasil? Quem estará no caminho de Neymar, Tite e companhia, na busca pelo hexacampeonato? Quais serão os dias em que o país vai se reunir para torcer pela Seleção?

Com performances musicais, apresentação da jornalista russa Maria Komandnaya e do ex-jogador inglês Gary Lineker, e o auxílio de oito ícones do futebol mundial, além da presença de Miroslav Klose, atacante alemão aposentado que bateu o recorde de gols das Copas na edição do Brasil, em 2014, o sorteio terá, essencialmente, o procedimento de sempre. Mas com algumas novidades.

No palco, estarão 12 potes: de um lado, oito deles representarão os grupos, de A a H; do outro, mais quatro, onde estarão as bolinhas com os nomes das seleções.

As seleções do pote 1 são as cabeças-de-chave, e apenas a Rússia, anfitriã, já tem um grupo estabelecido. Ela ficará no A. Portanto, o primeiro ato do sorteio será direcionado: separar o país-sede em sua respectiva chave. Depois, todas as outras seleções do pote 1 serão sorteadas e vão encabeçar cada um dos grupos seguintes: B, C, D, E, F, G, até o H.

Será a vez do pote 2, e aí podem começar a aparecer restrições. O regulamento do sorteio impede que países da mesma confederação se enfrentem na primeira fase, com exceção dos europeus. As 14 seleções do Velho Continente se dividirão da seguinte forma: serão seis grupos com duas, e dois grupos com uma em cada.

Se, por exemplo, uma seleção sul-americana do pote 2 (Peru, Colômbia ou Uruguai) for sorteada para uma chave que já tenha Brasil ou Argentina, ela será automaticamente direcionada para a chave seguinte. O mesmo processo se repetirá com asiáticos, africanos e países da Concacaf.

Esse direcionamento também servirá para os europeus. Como só pode haver uma ou duas seleções do continente em cada grupo, se a Suécia, do pote 3, for sorteada para enfrentar Portugal (pote 1) e Croácia (pote 2), por exemplo, também será encaminhada para a chave seguinte.

Outro ponto importante: sempre que uma seleção dos potes 2, 3 ou 4 for sorteada, em seguida, um assistente também sorteará qual será sua posição. Exemplo: se a Tunísia cair no Grupo F, as bolinhas vão determinar se ela será F2, F3 ou F4, o que interfere em sua tabela de jogos.

Os auxiliares serão o brasileiro Cafu, o argentino Diego Maradona, o uruguaio Diego Forlán, o francês Laurent Blanc, o inglês Gordon Banks, o italiano Fabio Cannavaro, o espanhol Carles Puyol, e e o russo Nikita Simonyan, ídolo do futebol local.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BATAGUASSU
Homem esfaqueia marido da ex por não aceitar fim de relacionamento
OBSERVATÓRIO DO CLIMA
Fundo Amazônia tem R$ 2,9 bilhões paralisados pelo governo Bolsonaro
MEIO AMBIENTE
Dois são autuados por derrubada de árvores para exploração de madeira
EDUCAÇÃO
Sesi/MS oferece aulão online gratuito preparatório para o Enem
CASSILÂNDIA
Cliente não paga conta de bar e atira contra o comerciante
EVENTO
VI Encontro Estadual de Juízes dos Juizados Especiais será em novembro
CRIME AMBIENTAL
Paranaense é preso com pescado abaixo da medida e acima da cota
ESPORTE
Piso no Guanandizão para a Supercopa de Vôlei começa a ser montado
TRÁFICO
Polícia Federal prende mecânico com 85 quilos de cocaína em Dourados
OPERAÇÃO SERÁ
Polícia tenta localizar possíveis músicas inéditas de Renato Russo

Mais Lidas

DOURADOS
Guarda encerra festa organizada por adolescente em plena pandemia, apreende droga e até arma artesanal
DOURADOS
PM é acionada e consegue evitar suicídio de homem em hotel
DOURADOS
Homem invade casa, tenta estuprar jovem e é detido por populares
DOURADOS
Homem é socorrido às pressas após levar golpes de facão na cabeça