Menu
Busca terça, 19 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
FUTEBOL INTERNACIONAL

Neymar disputa Bola de Ouro com Messi e C. Ronaldo

11 janeiro 2016 - 11h25

Tudo leva a crer que ainda não será desta vez. Por mais que tenha ficado dois meses de molho por conta de uma lesão no joelho, Lionel Messi é o grande favorito a erguer a sua quinta Bola de Ouro nesta segunda-feira, às 14h20 (MS), durante a Festa de Gala da Fifa em Zurique, na Suíça.

Neymar viveu a expectativa de estar entre os três primeiros, conseguiu e agora quer um lugar mais próximo de seu grande amigo de Barcelona para, num futuro próximo, conseguir ser o primeiro desde 2008 a quebrar o duopólio do argentino e Cristiano Ronaldo na premiação de melhor do mundo.

Terminar em terceiro tampouco seria um baque para Neymar. Com 23 anos, sua meta é o que vem em 2016: a Copa América Centenário, as Olimpíadas no Rio de Janeiro e a chance de o Barcelona novamente disputar todos os títulos totalmente adaptado o colocam em condições a ter os melhores números da carreira até aqui. Em 2012, quando jogou 66 vezes por Santos e seleção olímpica e principal, marcou 52 gols. Em 2015, já no Barça, chegou aos 46 gols em 62 partidas, tendo participado diretamente dos títulos da Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol e Copa do Rei. Perdeu as duas Supercopas e a semifinal do Mundial por problema médico ou lesão.

A regularidade faz de Neymar ter mais gols que seus ídolos quando encerraram o ano em que completaram os mesmos 23 anos. Aliás, trata-se de uma diferença considerável: o brasileiro soma 252 (já marcou dois em 2016), contra 169 do argentino (ao fim de 2010) e 128 do português (2008). Mais: Neymar quebrou a barreira dos 30 gols aos 18 anos – e nunca mais diminuiu. Messi atingiu tal feito apenas com 20 anos (e caiu para 22 gols na temporada seguinte), e Cristiano Ronaldo com 22 anos.

Neymar sai em desvantagem quanto ao currículo. Aos 23, Cristiano Ronaldo já havia sido eleito o melhor em 2008 e terceiro em 2007, fora premiações individuais como Chuteira de Ouro e presenças em seleções da Fifa e Uefa e conquistas coletivas como todos os torneios ingleses, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes. Messi tinha duas de suas quatro Bolas de Ouro na prateleira, também um segundo lugar, Chuteira de Ouro, vagas nos times do ano de Fifa e Uefa e até prêmio de melhor jogador de Mundial Sub-20. Além de todas as competições na Espanha, Champions, Mundial e Olimpíadas.

O brasileiro na mesma idade não fica muito longe, ainda que apenas tendo duas temporadas e meia de Europa: foi melhor do Brasileirão e Libertadores (2011), Copa das Confederações (2013)... Ganhou até Prêmio Puskas pelo golaço marcado sobre o Flamengo. Em títulos, Copa do Brasil, Paulista (3), Libertadores e Recopa no Santos, todos os possíveis no Barça e mais a Copa das Confederações no Maracanã.
Tudo isto significa que Neymar ainda não atingiu o ápice de sua carreira, mas o momento indica que Messi recuperará o trono perdido para Cristiano Ronaldo nos últimos dois anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministério da Saúde conclui distribuição do 1º lote da CoronaVac
BRASIL
Ministério da Saúde conclui distribuição do 1º lote da CoronaVac
Prazos processuais voltam a contar nesta quinta-feira
MS
Prazos processuais voltam a contar nesta quinta-feira
Grupo prioritário: quase 600 indígenas em Dourados já testaram positivo para Covid
IMUNIZAÇÃO
Grupo prioritário: quase 600 indígenas em Dourados já testaram positivo para Covid
Dupla rouba celular, colide moto ao fugir da polícia e um morre
CAPITAL
Dupla rouba celular, colide moto ao fugir da polícia e um morre
Câmara acompanha início da vacinação contra a Covid-19 em Dourados
IMUNIZAÇÃO
Câmara acompanha início da vacinação contra a Covid-19 em Dourados
REGIÃO
Idosa de 74 anos é a primeira a ser vacinada contra a Covid-19 em Caarapó
DESASTRES NATURAIS
Governo federal reconhece situação de emergência em 9 municípios
INCLUSÃO 
Rio Brilhante mantém professora no comando do Núcleo de Educação Especial
RODOVIAS
Após perseguição, policiais recuperam veículo roubado em distrito de MS
MERCADO DE TRABALHO
Federação estima criação de mil empregos em frigoríficos do Estado neste ano

Mais Lidas

DOURADOS
Morto por descarga elétrica pode ter tentado consertar portão
ACIDENTE
Homem morre após sofrer descarga elétrica em Dourados
DOURADOS
Comitê alerta para crescente da Covid e prefeito expede decreto com novas regras
DOURADOS
Em ação conjunta, polícia deflagra operação para investigar crimes