Menu
Busca domingo, 20 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
CONVOCADOS

Cinco atletas e dois técnicos de MS vão para Camping Escolar Paralímpico em SP

29 janeiro 2020 - 08h48Por Redação

Mato Grosso do Sul teve cinco atletas e dois técnicos convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para a terceira edição do Camping Escolar Paralímpico. Os sul-mato-grossenses ficarão no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP, de 28 de janeiro a 5 de fevereiro, e vivenciarão a rotina de treinos de um competidor de alto rendimento.

Selecionados pelo CPB, os paradesportistas foram destaques da 13ª edição da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, realizada de 19 a 22 de novembro de 2019, com disputas no CT Paralímpico, na capital paulista, maior complexo paradesportivo da América Latina.

Para o evento esportivo-estudantil, a delegação do Estado foi organizada e acompanhada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).

No atletismo, três atletas do Estado foram convocadas. Hávilla Vitória Soares Marinheiro, de 14 anos (sub-16), faturou a medalha de ouro nas três provas que disputou nas Paralimpíadas Escolares 2019: 75 metros, 250 metros e salto em distância, todas pela classe T12 (baixa visão).

Maisa Ferreira dos Santos, de 13 anos (sub-14), também garantiu a dourada em todas as provas em que participou: 60 metros, batendo recorde (classe T54, física); arremesso de peso e lançamento de pelota (classe F57, física). Rayssa Garcia de Souza, de 14 anos (sub-16), conquistou a medalha de bronze nos 1.000 metros (classe T20, intelectual), além de ter competido nos 250 metros e salto em distância.

A atleta Hellen Cordeiro Machado representará o judô paralímpico de Mato Grosso do Sul no Camping. A judoca de 16 anos (sub-18) destacou-se na Terra da Garoa no ano passado após assegurar o ouro na categoria meio-médio (até 63 quilogramas) e ainda ficar em segundo lugar na absoluto, ambas pela classe B3 (baixa visão). A atleta, natural de Vicentina-MS, estará acompanhada da técnica Anne Talitha Almeida, também convocada pelo CPB.

Modalidade estreante nas Paralimpíadas Escolares 2019, o parabadminton rendeu, de imediato, uma condecoração dourada para Mato Grosso do Sul. O três-lagoense Yuki Rodrigues, de 17 anos (sub-18), foi o responsável por trazê-la, pela classe SU5, para pessoas com deficiência nos membros superiores. O sul-mato-grossense subiu ao lugar mais alto do pódio sem ao menos perder um set, em quatro partidas disputadas.

Não à toa, o jovem paratleta de Três Lagoas é o quinto colocado na categoria simples masculino e quarto na dupla masculina (ambas pela classe SU5), no ranking nacional do parabadminton adulto, estabelecido pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). Em São Paulo, durante o Camping, Yuki contará com o apoio do técnico Roney Araujo, selecionado pelo Comitê para compor o quadro de técnicos no estágio escolar.

Lançado em 2018, o Camping objetiva oferecer a atletas em idade escolar uma imersão no esporte. Durante os oito dias, os jovens passarão por testes e avaliações, treinos especializados para melhorar a performance, além de palestras com profissionais do CPB. No total, foram chamados 117 jovens atletas de 21 Estados mais do Distrito Federal para a primeira etapa do projeto neste ano. A segunda será de 23 de junho a 1º de julho. (Com informações da Fundesporte)

Deixe seu Comentário

Leia Também

R$ 381 MIL
Idosa leva multa por incêndio em área de 95 hectares de vegetação nativa
BRASIL
Marco Aurélio, do STF, recebe alta após passar por cirurgia no joelho
CNJ
Definidos os integrantes do Observatório da Justiça sobre direitos humanos
JARDIM
Homem leva multa por transporte de motosserra sem documentação
ECONOMIA
Turismo: metade das operadoras vende viagens para novembro e dezembro
INTERNACIONAL
Milhares de pessoas participam de protesto contra monarquia na Tailândia
NO FLAGRA
PMA pega infrator colocando fogo em pastagem e apaga incêndio
PANDEMIA
Dourados registra mais 49 casos de Covid e começa semana com 23 pacientes em UTIs
TRAGÉDIA
Batida frontal entre caminhão e van deixa 12 mortos e um ferido em Minas Gerais
FUTEBOL
Palmeiras e Grêmio se enfrentam pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher estaciona em vaga preferencial e é xingada por médico
RIO BRILHANTE
Homem de 56 anos cai de trator e morre atropelado em fazenda
DOURADOS
GM flagra aglomeração no centro e três são presos
POLÍCIA
Braço direito de "Marcelo Piloto" é preso no Paraguai