Menu
Busca quarta, 12 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
PARADESPORTO

MS assegura mais 19 medalhas nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo

22 novembro 2019 - 08h25Por Da Redação

A delegação sul-mato-grossense na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo-SP, assegurou mais 19 medalhas no segundo dia de disputas, nesta quinta-feira (21.11). As modalidades medalhistas foram o atletismo, a natação e o parabadminton. A competição termina na sexta-feira (23.11).
A equipe de Mato Grosso do Sul na capital paulista tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Das medalhas 19 condecorações conquistadas nesta quinta, cinco foram de ouro, oito de prata e seis de bronze. Agora, Mato Grosso do Sul soma 54 medalhas (26 douradas, 17 prateadas e 11 bronzeadas) ao todo na maior competição paradesportiva para atletas em idade escolar do mundo.

Estreia com bronze

O destaque do segundo dia de disputas foi a terceira colocação de Analanda Mafissoli no parabadminton, modalidade estreante nas Paralimpíadas Escolares. A sul-mato-grossense alcançou o bronze na classe SU5, automaticamente após derrota na semifinal para Marya do Carmo, do Maranhão (parciais: 21x17 / 14x21 e 20x22).

Na fase classificatória, pelo grupo A, Analanda venceu as três partidas que disputou. Estreou com vitória sobre a catarinense Kauane Cantovinsch, por 2 a 0 (5x21 / 7x21). Depois, bateu Yasmin Dias, do Distrito Federal, pelo placar de 2 a 1 (11x21 / 24x22 / 14x21) e Ana Carolina Reis, de Goiás, por 2 a 0 (22x24 / 14x21).

A atleta de 17 anos conta que pratica o esporte há seis meses, com o técnico Roney Ferreira, em Três Lagoas. “Não esperava o bronze, achei que não ia me sair tão bem pelo pouco tempo de treino, mas estou muito feliz que a medalha veio”.

Esta é a segunda vez que Analanda participa das Paralimpíadas. Na primeira, representou o Estado no tênis de mesa, antes de se encantar pela modalidade com peteca (chamada de volante ou birdie). “Me apaixonei, tem de ter garra, ir atrás, não desistir nunca e é um esporte que envolve corrida e tudo que eu gosto. É bem emocionante”.

Em ascensão no Brasil, o badminton já é desenvolvido em Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo, da Fundesporte. “É uma sensação muito boa ter o badminton em nosso Estado, é uma coisa que outros podem ter. Me sinto muito bem com isso, é gratificante saber que temos o badminton”, finaliza Analanda.

De acordo com o técnico Roney Ferreira, o bronze em São Paulo é importante para demonstrar o crescimento do esporte em Três Lagoas e no Estado inteiro. A modalidade é pratica no município sul-mato-grossense há quatro anos. “Fiquei muito feliz que conseguimos a medalha de bronze com a Analanda, o que é um feito e tanto. Mostra que treinamos e fazemos um bom trabalho. Isso evidencia também que estamos no caminho certo. Se não fosse o incentivo da Fundesporte, não estaríamos aqui com este trabalho”.

A modalidade estreante tem 36 competidores entre os cerca de 1.220 atletas que participam do evento, vindos de 26 Estados e do Distrito Federal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Congresso marca três reuniões para analisar todos vetos presidenciais
REFORMA TRIBUTÁRIA
Comissão avalia situação dos estados nesta quarta
CASAS POPULARES
Agência de habitação faz pré-seleção para novas moradias em Taquarussu
DOURADOS
População ainda pode participar de questionário para novo Plano Diretor
MUNDO NOVO
Homem é preso por tráfico e violência doméstica
AÇÃO CONJUNTA
Bitrem com carga de madeira ilegal é apreendido e empresa multada em mais de R$ 10 mil
BRASIL
Publicado guia com novos critérios para triagem de doadores de sangue
ANTÔNIO JOÃO
Foragido da Justiça é preso durante ação da Polícia Civil
PANDEMIA
Acordo proíbe consumo de bebidas na Capital entre 13 e 16 de agosto
BRASIL
Conselho do FGTS aprova distribuição de R$ 7,5 bi para trabalhadores

Mais Lidas

DOURADOS
Suspeito de atropelar motociclista durante racha na BR-163 se apresenta à polícia
DOURADOS
Amigos vão procurar homem e encontram corpo em avançado estado de decomposição
DOURADOS
Motociclista é atingido por veículo que praticava "racha' e tem fratura exposta
CORGUINHO
Jovem morre após sofrer acidente durante passeio de moto com amigos