Menu
Busca quarta, 04 de agosto de 2021
(67) 99257-3397
ESPORTES

MS ajuda Brasil a garantir medalha no Pan Cadete e Júnior de Wrestling

14 junho 2021 - 07h23Por Da Redação

Mato Grosso do Sul ajudou a seleção brasileira de wrestling (modalidade também conhecida como luta olímpica) a conquistar uma medalha de prata no Campeonato Pan-Americano Cadete e Júnior 2021, disputado em Oaextepec, no México, de 9 e 13 de junho. Além disso, dois atletas sul-mato-grossenses asseguraram vaga à primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, que acontecerá de 25 de novembro a 5 de dezembro deste ano, em Cali, na Colômbia.

Na classe cadete (15 a 17 anos), Paulo André Gonçalves da Silva faturou a medalha prateada na categoria até 65 quilogramas (kg), estilo livre masculino. O atleta de 17 anos superou o chileno Franco Palma na estreia por finalização touché (encostamento) e na segunda rodada foi batido pelo estadunidense Pierson Manville por superioridade técnica (10 a 0). No confronto seguinte, recuperou-se e venceu por 10 a 0 o peruano Marco Cubas.

A luta decisiva pela prata do sul-mato-grossense foi contra Roberto Armenta, do México. Paulo André comandou a disputa e, incentivado pelos torcedores de equipe, segurou as investidas do adversário mexicano, para fechar o placar em 9 a 8 e ficar em segundo lugar.

Já Assíria Daniela Maurício da Silva, pela classe júnior (18 a 20 anos) até 53 kg, no estilo livre feminino, teve uma estreia de reviravoltas. A brasileira por pouco não foi encostada pela chilena Javiera Bermudez. Depois de conseguir se livrar da posição de perigo, a lutadora de Mato Grosso do Sul inverteu a posição, submeteu as costas da oponente no solo e venceu por touché.

Na semifinal, a sul-mato-grossense de 20 anos não resistiu ao ataque da estadunidense Jaslynn Gallegos e foi encostada. Na luta pelo bronze, a atleta da seleção brasileira enfrentou a mexicana Zeltzin Guerra. A anfitriã apresentou maior volume de luta e ficou com o terceiro lugar ao vencer por 13 a 2. A quinta colocação garantiu Assíria nos Jogos Pan-Americanos Júnior.

Pedro Samuel Gonçalves da Silva, de 19 anos, também viajará à Colômbia em novembro. O campo-grandense, pela livre masculino júnior, até 74 kg, estreou com vitória por superioridade técnica (11 a 0) sobre o argentino Augusto Neiva. Nas quartas de finais, Pedro enfrentou o dominicano Juan Martinez e vencia por 5 a 1. O brasileiro tentou atacar, mas sofreu um contragolpe e foi encostado. Como o atleta da República Dominicana perdeu a luta seguinte, o brasileiro não pôde regressar na repescagem e terminou em sétimo lugar.

Os três atletas sul-mato-grossenses são irmãos e treinam na RA Academia Fitness e Combat, em Campo Grande. No México, tiveram a companhia do técnico Agnaldo Pereira dos Santos, um dos treinadores convocados pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) para comandar o selecionado verde e amarelo na competição continental organizada pela federação internacional da modalidade (United World Wrestling - UWW).

O Brasil foi representado por 32 atletas entre cadetes e juniores, delegação recorde em torneios internacionais. O wrestling tupiniquim encerrou o Pan Cadete e Júnior 2021 na terceira colocação geral, com 13 medalhas (uma de ouro, cinco de prata e sete de bronze) e 10 classificações aos inéditos Jogos Pan-Americanos da Juventude Cali 2021.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO
Prorrogadas inscrições de peritos para atuarem no Poder Judiciário de MS
Idoso é preso no Paraguai com arma de fogo e faca tipo adaga
NOVA INVESTIGAÇÃO
TCU decide abrir processo para apurar conduta de Pazuello na pandemia
Ambiental captura 1.337 animais silvestres no primeiro semestre de 2021
Ambiental captura 1.337 animais silvestres no primeiro semestre de 2021
GERAL
Governo amplia número de vagas do último concurso da Agepen
Passageira dorme em ônibus e só descobre furto das malas na rodoviária
SELIC
Copom eleva juros básicos da economia para 5,25% ao ano
Golpistas que teriam contratado andarilho para sacar empréstimo são presas
LOTERIA
Veja as dezenas do concurso 2.396 da Mega-Sena, prêmio de R$ 46 milhões
FORTALEZA
PF apreende jatinho com mais de uma tonelada de cocaína em aeroporto

Mais Lidas

DOURADOS
Assessora vai à polícia e diz que foi ameaçada de morte por vereadora
DOURADOS
Após ideia da filha, empresária cria 'varal comunitário' para ajudar quem tem frio
MORTE A ESCLARECER 
Encontrado inconsciente em praça, idoso morre no HV após passar uma semana internado
DOURADOS 
Usuário de drogas procura delegacia após ser assaltado em boca de fumo