domingo, 19 de janeiro de 2025
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
FUTEBOL

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, é eleito presidente do Flamengo

10 dezembro 2024 - 07h52Por G 1

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, será o presidente do Flamengo no próximo triênio (2025 a 2027). A Chapa 1 (Raça, Amor e Paixão), de oposição, encabeçada pelo empresário de 64 anos, venceu o pleito com 1.731 votos, em eleição realizada ao longo desta segunda-feira, dia 09 de dezembro, na Gávea. O novo mandatário toma posse no dia 18 de dezembro.

O resultado impediu o terceiro mandato seguido do grupo que compõe a Chapa 3 (UNI-FLA), liderada pelo atual vice-presidente, Rodrigo Dunshee, e que tinha o apoio do atual presidente Rodolfo Landim. A situação ficou com 1.166 votos. A Chapa 2 (Mengão Maior), de Maurício Gomes de Mattos, terminou com 363 votos.

O resultado final:

Bap: 1.731

Dunshee: 1.166

Maurício: 363

Brancos: 5

Nulos: 7

A chapa de Bap terá direito a colocar 80 membros no Conselho Deliberativo (60 titulares e 20 suplentes) e 72 no Conselho de Administração (48 titulares e 24 suplentes). Já a chapa de Dunshee, que ficou em segundo lugar, terá 20 cadeiras no Deliberativo (15 titulares e cinco suplementes) e 18 no Conselho de Administração (12 titulares e seis suplentes).

Willeman: "Sem vender o clube"

Ao seu lado, Bap vai contar com Flávio Willeman como vice-presidente. O advogado ocupou o posto de vice jurídico durante os dois mandatos de Eduardo Bandeira de Mello no Flamengo, entre 2013 e 2018. Da mesma chapa, Gustavo Fernandes foi eleito presidente da Assembleia Geral.

- Não há mais espaço para amadorismo no clube. Títulos e profissionalismo. O mundo do futebol, do esporte e entretenimento se tornaram grande atividade mundial. A gente não vai virar SAF, mas queremos profissionalizar o clube. Uma SAF nada mais é do que uma estrutura profissional de gestão. O Flamengo já demonstrou que isso é possível e faremos isso sem vender o clube - disse Willeman, após a eleição.

Maior votação do século

A eleição ocorreu de forma tranquila, sem atritos. Bap votou logo cedo, às 8h09, mesmo horário de seu rival, Dunshee. O novo presidente contou com apoio de ídolos históricos do Flamengo, como Zico, Evaristo de Macedo e Raul Plassmann. Houve algumas provocações entre apoiadores de ambas as chapas, mas sem gravidade.

Landim ficou desde o início da votação até de noite andando pelo clube e tentando convencer eleitores indecisos a votarem na situação. Mas a vitória de Bap foi esmagadora do início ao fim (ele só perdeu em uma das 11 urnas), a ponto de Dunshee parabenizar o candidato da Chapa 1 após a divulgação do resultado da terceira urna. Antes mesmo do fim da apuração, Maurício também cumprimentaram felicitando Bap.

Com 3.272 votos ao todo, esta eleição do Flamengo foi a de maior votação do século XXI, superando os 3.039 votos do pleito de 2018.

Após a homologação do resultado pelo presidente da Assembleia Geral, o novo presidente do Flamengo agradeceu o apoio das pessoas apoiaram a campanha:

- Aos amigos mais próximos, ao meu generalato de campanha. Muito obrigado. Vocês são demais. Por fim, a toda a nação rubro-negra que torceu, que vibrou, que nos apoiou e ao corpo de sócios do Flamengo, nosso muito obrigado por ter nos sufragado hoje presidente e vice do Mais Querido. Muito obrigado. Vamos por mais

O presidente eleito do Flamengo, apesar de ter ascendido como principal nome da oposição, fez parte da política rubro-negra nos últimos anos. Bap foi vice de Marketing do clube na gestão de Eduardo Bandeira de Mello, que começou em 2013, mas acabou rompendo com o então presidente. Em 2018, ele fez parte da chapa de Rodolfo Landim, que acabou eleita, e assumiu o cargo de vice-presidente de Relações Externas. Novamente, entrou em atrito interno e deixou a gestão.

Além de Willeman, a chapa conta com outros ex-dirigentes do Flamengo, como Rodrigo Tostes, Claudio Pracownik, Ricardo Lomba e Antônio Tabet.

Atualmente, Bap ocupa a presidência do Conselho Administrativo do Flamengo. Fora do clube, o dirigente construiu carreira longeva no mercado mídia. Ele foi presidente da DirecTV por dois anos e, depois, assumiu o comando da SKY, quando as duas empresas de TV paga se fundiram.

Entre as promessas de campanha que mais repercutiram está a contratação de um diretor técnico para coordenar o futebol do clube. O dirigente seria profissional e não mais amador, como funcional atualmente, e teria a responsabilidade de estruturar o futebol, com um DNA rubro-negro, desde a base até o elenco profissional.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é morto a golpes de machado; irmã e sobrinho são suspeitos
AQUIDAUANA

Homem é morto a golpes de machado; irmã e sobrinho são suspeitos

EDUCAÇÃO

IFMS abre inscrições para cursos de graduação em 10 municípios

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África
SAÚDE 

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África

PARAGUAI

Identificado terceiro homem morto em confronto em jogo de futebol

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro
LUTO

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro

HISTÓRIA

Editora recebe textos para compor três livros sobre 20 anos da UFGD

CAARAPÓ

Polícia Civil prende em flagrante autor de furtos em ótica

ECONOMIA

Bolsa Família reduz morte de pessoa com transtorno mental, diz estudo

REGIÃO 

Duas partidas fecham hoje a 1° rodada do Estadual de Futebol

OPORTUNIDADES

Funtrab começa semana com quase cinco mil vagas de emprego

Mais Lidas

INFRAESTRUTURA

Licitações do Fonplata são suspensas em Dourados

MATO GROSSO DO SUL

SES abre inscrições para pós-graduação em Saúde Pública e Saúde Mental

DOURADOS

Anac libera pista do Aeroporto para aviões particulares de grande porte

CLIMA

Inmet renova aviso e coloca Dourados em alerta mais severo de chuvas intensas