quarta, 06 de julho de 2022
Dourados
31°max
14°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Jogos Escolares definem classificados à Copa dos Campeões; Dourados segue na disputa

23 maio 2022 - 17h20Por Da redação

Com sete dias de duração e número recorde de participantes, a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2022 chegou ao fim nesta segunda-feira (23). Sediada em Campo Grande, esta primeira parada da competição contou com disputas de basquetebol e futsal, na faixa etária de 15 a 17 anos, com equipes de 58 municípios buscando vaga à Copa dos Campeões. A maior competição escolar estadual é organizada pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Ao todo, oito seleções municipais de cada modalidade garantiram vaga à Copa dos Campeões. O torneio, à parte dos Jogos Escolares, que acontecerá em Coxim, entre 29 de junho e 3 de julho, vai definir as equipes que vão representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional, os Jogos da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O evento, envolvendo todos os estados do país, terá sede em Aracaju (SE), de 1º a 18 de setembro.

Estiveram na capital sul-mato-grossense, do dia 17 de maio até esta segunda-feira (23), mais de mil estudantes-atletas. No total, a competição reuniu mais de 1,5 mil pessoas, somando-se técnicos, dirigentes, membros da organização e equipe médica. “É o recorde de participação em uma só etapa. Isso mostra o comprometimento dos municípios em garantir a participação de seus atletas e a confiança no trabalho de qualidade desempenhado pela Fundesporte. Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, hoje, são referência de organização no país”, salienta o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho.

Para Robson Cardoso, treinador de Novo Horizonte, time campeão no basquete feminino da primeira divisão, a equipe está ansiosa para a Copa. “Vamos precisar nos preparar bastante, porque os outros times com certeza virão para cima”, conta o técnico, que presenciou seu time virar o jogo nos últimos segundos da partida contra Paranaíba. “Foi um jogo bem apertado, com bastante emoção. A equipe estava preparada tanto para a vitória como para a derrota, já que o time de Paranaíba também veio muito bem treinado. Mas fizemos por merecer”, continua.

Ana Laura, atleta treinada por Robson, conta que a vitória veio após muito esforço. “Foi um jogo bem difícil, mas lutamos bastante e conseguimos ganhar. Dá um nervosismo porque sabemos que o pessoal vai focar em nos derrotar na Copa dos Campeões, mas tenho certeza de que conseguiremos vencer”, destaca a estudante-atleta.

Quem também se mostra ansioso para o próximo campeonato é Pedro Augusto, de 17 anos, do basquetebol douradense. A equipe venceu Naviraí na final da segunda divisão, garantindo a vaga para a Copa. “Entrei no jogo bem tranquilo por tudo o que a gente trabalhou, mas ainda assim resta um nervosismo por conta do tempo em que ficamos sem treinar na pandemia. Mas nosso time conseguiu tomar forma e conquistar a vitória, o que com certeza nos deixa mais confiantes para a Copa dos Campeões”.

Michele Mendonça, técnica da seleção de Dourados, destaca que o time entrou na quadra com um histórico de vitórias no basquete masculino. “Nós tivemos o desempenho esperado, levando em conta nossa experiência. Os meninos entraram para ser campeões. Agora, vamos acertar os últimos detalhes e consertar o que tiver que ser consertado para conquistar a medalha de ouro na Copa”.

O título do futsal masculino da primeira divisão também ficou com Dourados. O fixo Vili Henrique Insfran quer repetir o bom desempenho da equipe na Copa, daqui a cerca de um mês. “Tomamos poucos gols e fomos muito superiores aos adversários. Vamos chegar em Dourados, trabalhar bem, corrigir os erros para chegar bem na Copa dos Campeões, porque é lá que vale a vaga para o Brasileiro”.

O douradense de 17 anos também comemorou o retorno dos Jogos Escolares em sua totalidade. Após três anos, por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento voltou com força total, reunindo, nesta edição, cerca de 1,5 mil pessoas na capital. Em 2020, a competição não foi realizada e em 2021 teve formato reduzido. “A pandemia deu uma atrapalhada, participamos em 2019 e também fomos campeões, pela categoria sub-14”, afirma. “Que bom que os Jogos voltaram com tudo. A organização é excelente, desde o refeitório, hotéis, locais de competição, tudo”, finaliza Vili.

Confira abaixo a classificação final do basquetebol e futsal:

BASQUETEBOL

Feminino - 1ª divisão

Campeão: Rio Brilhante
Vice-campeão: Paranaíba
3º lugar: Três Lagoas

Masculino - 1ª divisão

Campeão: Nova Andradina
Vice-campeão: Caarapó
3º lugar: Rio Brilhante

Masculino - 2ª divisão

Campeão: Dourados
Vice-campeão: Corumbá
3º lugar: Aquidauana

FUTSAL

Feminino - 1ª divisão

Campeão: Dourados
Vice-campeão: Anastácio
3º lugar: São Gabriel do Oeste

Feminino - 2ª divisão

Campeão: Aquidauana
Vice-campeão: Costa Rica
3º lugar: Corumbá

Masculino - 1ª divisão

Campeão: Dourados
Vice-campeão: Campo Grande
3º lugar: Três Lagoas

Masculino - 2ª divisão

Campeão: Naviraí
Vice-campeão: Anastácio
3º lugar: Caarapó

Masculino - 3ª divisão

Campeão: Coxim
Vice-campeão: São Gabriel do Oeste
3º lugar: Figueirão

Deixe seu Comentário

Leia Também

FUTEBOL

Hulk decide e Atlético-MG está nas quartas da Libertadores

ECONOMIA

Petrobras aumenta querosene de aviação em 3,9%

Homem descarrega pistola em academia e fere três pessoas
TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Homem descarrega pistola em academia e fere três pessoas

FUTEBOL

Seleção feminina desembarca na Colômbia para disputar Copa América

Nova presidente da Caixa anuncia primeiras medidas à frente do banco
ECONOMIA

Nova presidente da Caixa anuncia primeiras medidas à frente do banco

POLÍTICA

Mesa Diretora autoriza pagamento de metade do 13º a servidores

MATO GROSSO DO SUL

Leilão on-line da Sefaz/MS tem quase mil lotes de produtos

JUSTIÇA

COVEP/GMF/MS recebe visita de coordenador do CNJ

PESQUISA

Risco de acidente é maior em rodovia pública, diz estudo

SAÚDE

Covid-19: Brasil registra 74,5 mil casos e 396 mortes em 24 horas

Mais Lidas

DOURADOS

Cinco professores estavam em veículo que se envolveu em acidente no Itahum

DOURADOS

Prefeitura abre concurso com quase 60 vagas com salários que chegam a R$ 8,3 mil

DOURADOS

Cantor é outro envolvido em acidente que deixou feridos entre Dourados e Itahum

CRIME PASSIONAL

Autor de homicídio no Flórida se passou pela própria esposa para atrair vítima e cometer o crime