sexta, 01 de julho de 2022
Dourados
30°max
15°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ESPORTE

Jogos Escolares da Juventude de MS estreiam novo formato nas modalidades coletivas

16 maio 2022 - 12h48Por Da Redação

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2022 começam nesta terça-feira (17), com disputas nas modalidades basquetebol e futsal, para estudantes-atletas na faixa etária de 15 a 17 anos. E com uma novidade: diferente de edições anteriores, as equipes são seleções municipais, substituindo a representação por escolas. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Esta primeira etapa da maior competição escolar sul-mato-grossense ocorre em Campo Grande, e vai até 23 de maio, com número recorde de participantes: são 1.068 atletas, de 58 municípios. Ao todo, aproximadamente 1,5 mil pessoas estão envolvidas, somando-se técnicos, equipe médica, organizadores e dirigentes. 

A participação dos municípios nesta edição será por seleções, isto é, equipe formada por estudantes-atletas representantes de várias instituições de ensino públicas e/ou privadas. Assim, o formato alinha-se à etapa nacional, os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Em 2022, o evento terá Aracaju (SE) como cidade-sede, entre 1º e 18 de setembro.

Neste ano, as equipes estão divididas em divisões, tanto no basquetebol, quanto no futsal, e buscam classificação à Copa dos Campeões. O torneio à parte reunirá, em cada modalidade, entre 29 de junho a 3 de julho, os oito melhores municípios desta primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2022. 

Segundo o gerente de Esportes de Alto Rendimento da Fundesporte, Leandro da Fonseca, o novo formato auxilia a organização dos times competidores. “No futsal masculino, por exemplo, são 58 times participantes. Não teríamos como colocar todos em um só grupo, por conta da duração dos jogos. Da maneira como organizamos, separamos em grupos e divisões, e todas as equipes terão oportunidade de jogar a Copa dos Campeões”.

Além das competições, os estudantes-atletas terão oportunidade de participar de atividades culturais e sociais no Centro de Convivência. Uma das ações é a campanha do agasalho. “Pensamos nessas ações para incentivar a solidariedade e a interação de nossos estudantes. Desta forma, eles levarão as lições aprendidas de volta para seus municípios”, explica a gestora da Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e de Lazer (Gedel). 

O início dos Jogos Escolares da Juventude MS 2022 será marcado pela cerimônia de abertura, que ocorrerá nesta terça-feira (17), às 19h30, no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, na capital. O evento é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte). 

Confira abaixo o chaveamento das equipes na fase classificatória (ou por este link). 

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Boca de fumo' é fechada em Coxim e homem de 45 anos é preso
MATO GROSSO DO SUL

'Boca de fumo' é fechada em Coxim e homem de 45 anos é preso

POLÍTICA

Dinheiro de leilões de bens do tráfico é usado para combate às drogas

Ministério da Justiça deflagra nona fase da Operação Luz na Infância
BRASIL

Ministério da Justiça deflagra nona fase da Operação Luz na Infância

CAMPO GRANDE

Hemosul lança o Selo Conexão para as empresas parceiras

ECONOMIA

Aneel leiloa 13 lotes de transmissão de energia

CAPITAL

Homem é preso por uso de documento falso e furto qualificado

FUTEBOL

América-MG derrota Botafogo e fica perto das quartas da Copa do Brasil

CORUMBÁ

Com o apoio de policial aposentado, foragido da justiça é capturado

ECONOMIA

BC admite oficialmente estouro da meta de inflação em 2022

TRÁFICO DE DROGAS

Tabletes de maconha abandonados em ônibus de linha são apreendidos

Mais Lidas

UM MORTO E OUTRO FERIDO

Alvos de disparos, jovens foram perseguidos por três homens quando saíam de uma conveniência 

DOURADOS

Jovem é baleado por homem de moto enquanto caminhava na Cohab II

TRAGÉDIA

Douradense morre e pai de vereador fica ferido em acidente no Mato Grosso

TRÁFICO

Ônibus com placas de Dourados é apreendido em SP com quase 100 quilos de cocaína