Corumbá, cidade histórica localizada no extremo oeste do Estado, será o palco de mais uma edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS). A partir de sexta-feira, 15, a competição reunirá 365 estudantes-atletas dos dez campi da instituição em quatro dias de provas.
Segundo Wirlley Quaresma da Cunha, professor de Educação Física e coordenador dos JIFMS 2024, o número de participantes é o maior desde que os Jogos começaram a ser organizados, em 2014.
“Será o maior número de participantes da história do evento, e a nossa meta é realizar uma edição que ficará marcada. Além disso, como 2024 foi um ano bastante atípico para Corumbá, com recordes de queimadas e uma crise climática severa, o evento ganha um caráter simbólico, como uma forma de celebrar o fim desse ciclo tão difícil para a população do Pantanal”, destaca.
A cerimônia de abertura será realizada a partir das 20 horas, no Complexo Poliesportivo Lucílio de Medeiros, com apresentações culturais, acendimento da pira olímpica e o tradicional desfile das delegações dos campi Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e do anfitrião, Campus Corumbá.
As competições ocorrerão a partir de sábado, 16, e seguirão até terça-feira, 19, sendo disputadas oito modalidades esportivas: atletismo, basquete, futsal, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa e xadrez.
As provas serão realizadas em quatro locais: o Complexo Poliesportivo Nação Guató, o Centro Poliesportivo Lucílio de Medeiros, o Campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o 17º Batalhão de Fronteira.