Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
BLUMENAU

JEJ: Atletismo de MS fica com o ouro em prova de revezamento

26 novembro 2019 - 20h35Por Da Redação

Mato Grosso do Sul foi campeão na prova de revezamento masculino 4x75 metros, na faixa etária de 12 a 14 anos, nesta segunda-feira (25.11), na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Blumenau, Santa Catarina. As disputas do Bloco 2, entre elas o atletismo, tiveram início no dia 21 de novembro. 

Gabriel Antônio Marques, da Escola Estadual (EE) Ade Marques, de Ponta Porã; Rodivaldo Sales, da EE Eduardo Batista Amorim, de Ribas do Rio Pardo; Marlon Mendes e Yuri Benites. ambos da Escola Municipal Guarani Kaiowá, de Amambai, foram os responsáveis pela medalha de ouro. 

Na final, os quatro sul-mato-grossense fizeram a marca de 34s200, enquanto o quarteto catarinense, em segundo, fez 34s270. A terceira colocação ficou com o Espírito Santo, com 34s470. 

De acordo com o técnico Álvaro Barbiero, que acompanhou os atletas de Mato Grosso do Sul, os meninos, por serem de cidades diferentes, nunca treinaram revezamento juntos. Ele afirma que esta é uma prova que exige treinamento e entrosamento. No domingo (24.11), eles correram a fase de classificação. “Os meninos são muito rápidos, só que a passagem do bastão de um para o outro foi muito ruim, porque eles até então não tinham treinado, não tivemos tempo para treinar. Mesmo assim, eles se classificaram à final com o quarto melhor tempo”.

Já na segunda-feira (25.11), dia da decisão, Barbiero resolveu chegar ao local da prova com quatro horas de antecedência para treinar a passagem do bastão, principal deficiência do quarteto na visão do treinador. “Treinamos várias vezes. Eles iam, voltavam e fui corrigindo e a troca e passagem dos bastões, até ficar bom. Eu disse a eles que uma medalha teríamos condições de conquistar, se as passagens fossem legais. E foram. Eles correram super bem e fomos campeões”.

Apesar de corrigir o fundamento técnico, Barbiero revela não ter acreditado na possibilidade de faturar a medalha dourada. “Sinceramente, não tinha essa certeza do ouro, imaginava um bronze. O tempo que eles tinham feito era bom e eu sabia que as outras equipes já tinham a passagem do bastão boa. A única que tinha a passagem muito ruim era a nossa. Então, teoricamente, só nós poderíamos melhorar bastante nosso tempo. Os meninos têm muito talento, passamos a manhã toda trabalhando a passagem, eles compraram a ideia, acreditaram e daí veio a conquista, bem emocionante a todos”.

Apesar de o atletismo ser uma modalidade individual, essa é uma conquista coletiva, por envolver quatro atletas. Para o técnico, o primeiro lugar exalta o nome de Mato Grosso do Sul e de seu povo. “É uma prova que representa o povo do nosso Estado, povo que tem garra, porque esses meninos são muito humildes. Na hora que falei que dava para ganhar a prova, os olhos deles brilharam, eles tiveram muita força de vontade, muita garra e acreditaram, assim como é nosso povo sul-mato-grossense”.

Barbiero salienta que desde 2015 o desporto de Mato Grosso do Sul desenvolveu-se de modo acelerado, com vistas ao descobrimentos de atletas e, consequentemente, alto rendimento. Tudo isso graças, segundo o técnico, ao Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo da Fundesporte. “Com essa administração do Reinaldo Azambuja e a equipe da Fundesporte, assim que começaram esse trabalho, o esporte do Estado se desenvolveu muito. Na verdade, estava muito fraco. Para os Jogos, formavam-se poucas equipes, poucos atletas. Depois, a Fundesporte lançou o projeto nas escolas estaduais, em que os professores realizam treinamentos e levam os alunos-atletas para competições”.

“Passamos a ficar em bons hotéis, com refeição excelente e vemos que a cada ano temos mais atletas, o que melhora o nível. Então, acho que o papel da Fundesporte está sendo muito bom”, finaliza Barbiero. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

UEMS
Eleições para Comissão Permanente terminam nesta terça-feira
NAÇÕES UNIDAS
Bolsonaro abre hoje Assembleia Geral da ONU com vídeo gravado
EMPREGO
Governo inicia mais uma posse de servidores aprovados na Agepen
Recepcionista é furtada e faz postagem no Facebook para achar moto
TEMPO
Terça-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
NEGÓCIOS & CIA
Plano de carreira ou plano de vida: quando o propósito da marca é inclusivo
CAPITAL
Padrasto de menina baleada na boca fugiu de posto de saúde
SAÚDE
Estudo brasileiro aponta que covid-19 pode causar danos cerebrais
TRÊS LAGOAS
Mulher é agredida pelo companheiro por não abrir portão para ele entrar
BRASIL
Denatran oferece função de pagamento de multas por aplicativo

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita