Guilherme Gandra Moura venceu o Prêmio Torcedor da Fifa 2024, no Fifa The Best, evento organizado pela entidade máxima do futebol mundial. A premiação busca destacar uma história, um momento ou um gesto de um apaixonado ou de uma torcida.
História do fanático vascaíno
Gui ficou conhecido em função do vídeo que viralizou do reencontro com sua mãe, Tayane Gandra, em 25 de junho de 2023. Aos dez anos, o carioca sofre de epidermólise bolhosa, doença genética rara que provoca formação de bolhas, causando ferimentos e dores. Depois de 16 dias de coma induzido por um quadro grave de pneumonia, o registro do abraço entre mãe e filho cativou a todos.
"O Vasco é grandão. O Vasco me ajuda a esquecer as coisas ruins, tipo as dores. O Vasco me ajuda a me sentir feliz. Eu só tenho uma coisa a declarar: enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal", disse Gui, aludindo a um dos lemas do clube.
"Ele é portador de uma doença rara, o que ele faz com que a pele dele seja extremamente sensível. Eu diria que ele é a resiliência em pessoa. E com tudo que passa, é uma criança mega feliz", afirmou a mãe de Gui, Tayane Gandra.