Menu
Busca sexta, 25 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
Bolsa Atleta e Técnico

Fundesporte ouve comunidade esportiva para aprimorar processos seletivos

08 março 2020 - 13h00Por Da redação

A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) realizou nesta sexta-feira (06.03), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, audiência pública para discutir, junto à comunidade esportiva, novos critérios e categorias para os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico no período 2020/2021. 

O debate, com mais de quatro horas de duração, reuniu aproximadamente 600 pessoas, entre atletas, técnicos, pais de atletas, secretários municipais de esportes, representantes de federações desportivas, prefeitos, deputados estaduais e federais, e vereadores de diversos municípios.

O recurso disponibilizado pelo Governo do Estado para este ano será de 2,8 milhões, 105%  a mais em relação a 2018/2019. De acordo com o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, o principal objetivo do encontro foi ouvir sugestões e críticas construtivas a fim de aprimorar o processo seletivo do programa. “Como o governador dobrou a verba, precisávamos discutir a utilização deste recurso. Este encontro foi muito importante para ouvirmos as queixas e sugestões da comunidade esportiva de modo mais democrático e transparente possível”. 

Para Miranda, a participação de gestores esportivos do interior foi essencial para ampliar o acesso à informação aos 79 municípios sul-mato-grossenses. “Uma das coisas que mais nos incomoda é saber que atletas de ponta não participaram do processo seletivo da Bolsa pelo fato de a informação não chegar até o município. Diversos prefeitos e secretários municipais participaram da audiência e conseguimos expandir as discussões a todas as regiões do Estado”. 

Na gestão do governador Reinaldo Azambuja, o esporte é tratado como política pública essencial. “Partiu do governador a ideia de dobrar o repasse à Bolsa. Temos situações muito impactantes de atletas que antigamente não podiam treinar, porque tinham de ajudar no sustento da família e, hoje, o principal sustento da família é justamente fruto deste esforço esportivo. Isso sensibilizou o governador, que acredita que o esporte tem impacto direto na saúde, segurança pública e educação”, salienta Miranda. 

Valorização do paradesporto e esporte universitário

Dentre as principais novidades para o período 2020/2021 do programa, está a valorização do paradesporto. “O objetivo é supervalorizar o paradesporto. Haverá uma categoria voltada exclusivamente a este segmento, para que a disputa no processo seletivo seja justa em relação aos demais atletas. Mato Grosso do Sul é uma referência no paradesporto e, portanto, acredito que é um grande ganho aos nossos atletas”, afirma o presidente do Comitê Gestor da Bolsa-Atleta (Cogeb) da Fundesporte, Domingos Sávio da Costa.

Como forma de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela Fundesporte no desporto escolar, será criada a categoria universitária. “Percebemos que nos últimos anos houve crescimento no número de atletas que estavam concluindo o período escolar. Então, queremos incentivar as instituições de Ensino Superior (IES) para que desenvolvam o esporte universitário. Esse aluno sairá da escola, ingressará no ensino superior e queremos que continue treinando”, avalia Costa.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO
Homem é encontrado morto com tiro no pescoço em bairro da Capital
BRASIL
Presidente Bolsonaro sanciona lei que amplia uso de assinatura digital
MARACAJU
Polícia apreende mais de 500 quilos de maconha em veículo abandonado
MS
Investigação aponta fazendas onde começou incêndio gigantesco no Pantanal
ANTÔNIO JOÃO
Casal é preso na região de fronteira com 126 quilos de cocaína
UEMS
Publicado Edital da Segunda Edição do Auxílio para Acesso à Internet
CAPITAL
Motorista que levou dois tiros foi atacado em local conhecido como "Buracão"
PARQUE
Ação conjunta vai resgatar animais silvestres na área atingida pelos incêndios
BONITO
Indígenas "fecham" unidade da Funai em protesto contra nomeação
TJ/MS
Justiça permite troca de sobrenome de infantes para homenagear avô

Mais Lidas

DOURADOS
Carro carregado com calhas capota após colisão e mulher fica ferida
PARANÁ
Traficante Elias Maluco é encontrado morto em presídio federal
PEDRO JUAN
Terror na fronteira: três veículos de luxo são incendiados em pontos distintos
PANDEMIA
Prefeitura e MPE entram em acordo para retorno das aulas presenciais na rede privada