Menu
Busca terça, 31 de março de 2020
(67) 9860-3221

Fifa muda estatuto e descentraliza escolha de países-sede para Copa

25 janeiro 2013 - 18h20

A Fifa, entidade máxima do futebol mundial, vai alterar seu critério de escolha de sedes para a Copa do Mundo. Atualmente, a eleição de um país como anfitrião do Mundial é feita pelo Comitê-Executivo da entidade, formado por 24 membros.



A mudança, que será oficializada em maio, em Maurício (África), em seu congresso anual, prevê que os 209 filiados (federações dos países) da organização participem da definição do país-sede.

A primeira votação com o novo formato irá determinar onde será a Copa-2026. Os votos são secretos. Os Mundiais de 2018 (Rússia), e de 2022 (Qatar), já estão confirmadas.
Segundo a Fifa, a alteração visa democratizar o processo de escolha dos Mundiais.

Desde a Copa de 1974, na Alemanha, o responsável por apontar os locais que recebem os eventos era o Comitê-Executivo. Os 24 membros são indicados pelas confederações continentais, como a Conmebol, da América do Sul. A eleição era fechada.

Esse grupo, que tem Marco Polo Del Nero, vice-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), como um dos representantes da América do Sul, analisará as candidaturas e indicará os países para a votação.

A discussão sobre a mudança no processo de escolha começou após suspeita de compra de votos para as sedes de 2018 e 2022. A eleição, que teve como vencedores a Rússia e o Qatar, foi em dezembro de 2010.

O renovado comitê de ética da entidade, que passou a funcionar no segundo semestre de 2012, investiga os casos, mas é improvável que haja impugnação do resultado.

No Congresso anual de 2011, em Zurique, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, pôs a possibilidade de mudança em votação entre os filiados e a aprovação foi esmagadora: 176 a favor e quatro contra.

Com o aval, a Fifa criou uma força-tarefa, comandada por Theo Zwanziger, ex-presidente da federação alemã de futebol, para estudar as mudanças no estatuto.

Entre as atribuições, estava encontrar a melhor fórmula para a alteração do artigo 80, que prevê que é o Comitê-Executivo que define exclusivamente as sedes das Copas e de todas as competições com chancela da entidade.

O provável é que seja criado um novo artigo, dando poder aos filiados para escolher a sede do Mundial, e mantido o 80, para os outros torneios, como mundial feminino e de categorias de base, que continuarão com o comitê.

No ano passado, no Congresso de Budapeste, Zwanziger apresentou a proposta detalhada. Também foi sugerida a criação de um mandato de quatro anos, com uma reeleição, para presidente da Fifa. E limite de 72 anos para ser membro dos comitês.

Todos esses temas estarão em pauta para o Congresso de 30 e 31 de maio, e precisarão do aval dos filiados.

A Fifa trata como definitiva a mudança na escolha das sedes, apesar da necessidade da análise no Congresso deste ano, só precisando ser realizada a alteração no texto que está nos estatutos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MATO GROSSO DO SUL
Vítima fatal do coronavírus foi infectada por irmã que esteve na Bélgica
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
No dia da 1ª morte, MS tem mais quatro casos positivos de coronavírus
PREVENÇÃO
Opas defende isolamento social como melhor opção de combate à covid-19
INVESTIMENTO
No valor de R$ 1,3 milhão, edital auxilia artistas prejudicados com a pandemia do coronavírus
CORONAVÍRUS
Assembleia mantém atividades suspensas e prorroga prazo até 17 de abril
CORONAVÍRUS
Após primeira morte em MS, secretário reforça: "Fique em casa"
POLÍTICA
Após ganhar na Justiça e deixar PSL, DEM pode ser destino de Coronel David
COVID-19
Primeira vítima do coronavírus no Estado era fumante e fazia tratamento de saúde há quatro anos
ABASTECIMENTO
Na quarentena, Sanesul alerta para economia de água em MS
CORONAVÍRUS
Para evitar aglomeração, prazo de validade dos medicamentos é ampliado

Mais Lidas

FRONTEIRA
Acidente na MS-164 em Ponta Porã leva pai e filho a óbito
DOURADOS
Homem entra em veículo e anuncia assalto com arma de brinquedo; vídeo
DOURADOS
Homem leva surra de populares e é detido por furtar dois veículos em Dourados
NOTA PREMIADA
Lista de ganhadores já está disponível para consulta