Menu
Busca quinta, 28 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
REGIÃO

Demarcado trecho de trilha aquática do Parque das Várzeas do Ivinhema

05 outubro 2020 - 21h05Por Da Redação

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), está realizando a sinalização rústica de 61 km de trilha aquática da Rota dos Pioneiros, no trecho localizado dentro da área do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema - PEVRI, Unidade Conservação Estadual administrada pelo Instituto.

“O Governo do Estado está promovendo melhorias nas unidades de conservação estaduais, em termos de infraestrutura e regramento para ampliar as possibilidades de incentivo ao uso público desses espaços. A sinalização desse trecho da Rota dos Pioneiros, dentro do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema permite o desenvolvimento de ações para incrementar o turismo na região”, comenta o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna.

A Rota dos Pioneiros é uma trilha de longo curso (com cerca de 400 quilômetros), que deve conectar as unidades de conservação do rio Paraná e de seus afluentes, como o rio Ivinhema - que dá nome ao Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. No Interior do Parque, são 61 km de trilha, passando pelos rios Baia (4km), Curutuba (26km) e Ivinhema (31km).

Até o momento, foram sinalizados 29 km do trecho da trilha dentro do Parque. O trabalho foi retomado pelo Imasul no final de setembro e vai conectar o Parque Estadual ao Porto Natal, município de Querência do Norte-PR. De acordo com Reginaldo de Oliveira, gestor do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, “o trabalho de sinalização conta com o apoio de voluntários e havia sido interrompido por conta da pandemia da Covid-19. Ele foi retomado com as devidas medidas sanitárias com o intuito de motivar as outras regiões por onde a trilha passa a realizar o mesmo trabalho. Apesar dessa movimentação, o Parque permanece fechado, assim como as demais unidades e conservação estaduais”, comenta Reginaldo de Oliveira.

Este trecho da trilha já é utilizado comercialmente com passeios de caiaque tendo como início o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. Nele, o visitante passa por ilhas e canais em uma região rica em biodiversidade e vegetação exuberante. É possível observar jacarés, bugios e capivaras ao longo da trilha aquática. É comum encontrar o cervo-do-pantanal. Para os praticantes da observação de aves, o trecho oferece a possibilidade de encontrar algumas das 303 espécies presentes na Unidade de conservação estadual administrada pelo Imasul.

Rota dos Pioneiros

A Rota dos pioneiros é dividida em 3 regiões: rio Paranapanema, conectando o Parque Estadual do Morro do Diabo e a Estação Ecológica do Caiuá, rio Paraná conectando a Estação Ecológica do Caiuá ao Parque Nacional de Ilha Grande, passando pelo Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema – região que está sendo implantada nesta primeira etapa – e, finalmente, o lago de Itaipu, conectando o Parque Nacional de Ilha Grande ao Parque Nacional do Iguaçu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mulher tem que treinar braço? As vantagens de exercitar os membros superiores
BELEZA E ESTÉTICA
Mulher tem que treinar braço? As vantagens de exercitar os membros superiores
Dourados tem mais 9 confirmações de Covid e ultrapassa 100 casos ativos
PANDEMIA
Dourados tem mais 9 confirmações de Covid e ultrapassa 100 casos ativos
Alan anuncia o pagamento antecipado do 13º salário no Dia do Servidor Público
DOURADOS
Alan anuncia o pagamento antecipado do 13º salário no Dia do Servidor Público
Vídeo flagra caminhão 'entalado' no túnel de acesso ao Parque das Nações
DOURADOS
Vídeo flagra caminhão 'entalado' no túnel de acesso ao Parque das Nações
BRASIL
Fiocruz e AstraZeneca assinam acordo para importação de IFA em 2022
DOURADOS
Condutor de caminhonete que "roletou" preferencial levava o avô para fazer exame
BRASIL
Câmara: votação da PEC dos precatórios pode ocorrer na próxima semana
DOURADOS
Três alunos testam positivo para a Covid-19 e escola suspende aulas por sete dias
DOURADOS
Caminhonete 'roleta' preferencial e causa acidente envolvendo mais cinco carros
MIRANDA
Serpente peçonhenta é capturada em residência

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem formou consórcio com amigos para comprar e usar ecstasy em festas
LAGUNA CARAPÃ
Motorista morre prensado ao tombar caminhão na MS-379
DOURADOS
Jovem que se formou há dois meses é presa com ecstasy no Parque Alvorada
DOURADOS
Jovem negro e com tatuagem "Jesus Cristo", vítima fatal de acidente ainda não foi identificada