O Governo de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (8/1) um termo de fomento que designa apoio financeiro de R$ 822.699 aos clubes de futebol do Estado para a disputa da Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2020.
Os repasses serão administrados pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e representa um aumento de 30% em relação às cifras anunciadas no início de 2019.
O objetivo do Governo Estadual com o aumento nos repasses para os clubes de futebol é para fomentar a prática do esporte em Mato Grosso do Sul.
O aporte financeiro serve para auxiliar os clubes futebolísticos nas despesas da competição, como taxa de arbitragem (árbitros, delegado da partida e observador de arbitragem), hospedagem e alimentação nos jogos como visitante.
Para esta edição do Estadual de Futebol, o acréscimo ajudará também no custeio de materiais esportivos.
Segundo o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, o apoio é uma motivação a mais para os 10 clubes participantes.
“Conversei com os representantes dos clubes e, de forma transparente, justificaram e acordamos que esse recurso a mais será utilizado em materiais esportivos. Após a confirmação, alguns clubes se motivaram a manter no campeonato em função disso. Algumas equipes cogitaram nem participar”.
De acordo com a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), o Campeonato Sul-Mato-Grossense tem início em 22 de janeiro e prossegue até 26 de abril.
Conforme a tabela divulgada pela entidade, serão 59 jogos no total. Participarão neste ano Esporte Clube Comercial e Operário Futebol Clube (Campo Grande); Aquidauanense Futebol Clube (Aquidauana), Costa Rica Esporte Clube (Costa Rica); Sociedade Esportiva Pontaporanense (Ponta Porã), Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Chapadão do Sul); Esporte Clube Águia Negra (Rio Brilhante); Corumbaense Futebol Clube (Corumbá); Clube Esportivo Nova Andradina (Nova Andradina) e Maracaju Atlético Clube (Maracaju).