Menu
Busca terça, 11 de maio de 2021
(67) 99257-3397
GERAL

Ciclista sul-mato-grossense de 16 anos é contratado por equipe portuguesa

22 abril 2021 - 20h50Por Da Redação

Revelação do ciclismo sul-mato-grossense, Kawãh David vai pedalar em Portugal. O jovem de 16 anos, natural de Chapadão do Sul, assinou contrato com a Seissa ACR Roriz, de Barcelos, cidade pertencente ao distrito de Braga, uma das principais equipes de categoria de base da Europa. 

O ciclista ficará em solo português inicialmente por três meses, retornando em julho. Depois de duas semanas no Brasil, volta novamente ao país europeu, sistema que vai continuar até o fim do contrato firmado, em 2022. Devido à pandemia da Covid-19, Portugal suspendeu por tempo indeterminado os serviços de emissão de vistos em Embaixadas e Consulados, o que inviabiliza estadia de estrangeiros por mais de 90 dias.

Segundo o pai do atleta, Octavio David, o objetivo é permanecer no Velho Continente após a temporada 2022. “A Seissa Roriz forma apenas atletas juniores, mas sabemos que o Kawãh participando das competições europeias, com bons resultados e se destacando, outras equipes podem observar e se interessar, já pensando no profissional”. O jovem sul-mato-grossense tem como técnico, atualmente, Magno Prado Nazareth, douradense que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos 2019 de Lima, no Peru, e medalhista de prata na prova de contrarrelógio.

O talento de Kawãh foi observado em diversas oportunidades. A primeira “vitrine” foram os Jogos Escolares da Juventude, evento realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em Blumenau (SC), em 2019. O atleta esteve junto à delegação organizada e chefiada pela Fundesporte, representando Mato Grosso do Sul.

Na cidade catarinense estava o gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Fernando Firmino. Ciclista de destaque na competição nacional, o sul-chapadense foi convocado pelo dirigente para o “Training Camp Ciclismo de Estrada” da CBC, em janeiro de 2020, na cidade de Rio Claro (SP).

Durante o período de treinamento com a seleção de base brasileira, o atleta passou por uma série de avaliações e testes físicos padronizados para criação de banco de dados. “Usamos os resultados do Training Camp e enviamos a equipes europeias, entre elas a Seissa, que se interessou por mim”, revela Kawãh. “É um sonho, desde quando comecei a treinar e competir profissionalmente há dois anos. Não vai ser fácil ficar longe de casa, mas estou muito feliz com essa oportunidade”, completa.

“O Kawãh é um exemplo de que, com investimento desde a base, com os Jogos Escolares da Juventude, é possível competir em alto nível e chegar a ir para fora do país. Estamos na torcida. Para nós é um orgulho muito grande ver um atleta correr atrás de seus sonhos”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

O ciclista de Chapadão do Sul já tem currículo repleto de títulos e estava sendo contemplado pela última edição (2019-20) do programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado. O sul-mato-grossense conquistou dois ouros inéditos para o estado na fase final dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) de 2018, em Natal-RN, na classe de 12 a 14 anos: foi campeão na prova por pontos (australiana) e na prova por resistência.

No mesmo ano, foi campeão brasileiro de estrada. Nos Jogos Escolares da Juventude de MS, etapa estadual organizada pela Fundesporte, o atleta faturou duas medalhas douradas, na prova de velocidade (contrarrelógio) e por pontos (australiana). O ciclista também coleciona medalhas de outros eventos nacionais de destaque: Volta Ciclística do Interior de Minas (Minas Gerais), Volta do Futuro (São Paulo) e Tour de Cuiabá (Mato Grosso), por exemplo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia Civil prende homem acusado de extorsão contra a ex-esposa
TRÊS LAGOAS
Polícia Civil prende homem acusado de extorsão contra a ex-esposa
Mato Grosso do Sul recebe novo lote com 51.500 doses da vacina contra Covid-19
PANDEMIA
Mato Grosso do Sul recebe novo lote com 51.500 doses da vacina contra Covid-19
Viva Mulher já atendeu 172 casos de violência doméstica em 2021
DOURADOS
Viva Mulher já atendeu 172 casos de violência doméstica em 2021
Barbosinha pede aumento de repasses do Estado para Funsaud de Dourados
LEGISLATIVO DE MS
Barbosinha pede aumento de repasses do Estado para Funsaud de Dourados
Saúde suspende vacina da AstraZeneca para grávidas em MS
COVID-19
Saúde suspende vacina da AstraZeneca para grávidas em MS
PORTO MURTINHO
Jovem é preso após furto em pousada
TRÊS LAGOAS
Homem é preso transportando cerca de 200 kg de maconha para São Paulo
ELDORADO
Polícia apreende caminhão com mais de 7 toneladas de maconha
DOURADOS
Audiência desta terça-feira aponta impactos da reforma na saúde e educação
PANDEMIA
Covid faz mais três vítimas fatais e outros 160 novos casos em Dourados

Mais Lidas

PANDEMIA
Levado pela Covid-19, "João da União" deixa legado para família e em Dourados
DOURADOS
Homem morre no HV após acidente com condutor que empinava moto
INDÁPOLIS
Homem assassinado em distrito sofreu vários golpes de facão e teve mão decepada
DOURADOS
Juiz manda Câmara exonerar nomeados e realizar novo concurso público